/

14 de Fevereiro de 2011 10h10

IPTU 2011 de Cuiabá pode ser parcelado em até oito vezes

14/02/2011

Ângela Jordão/PMC

O contribuinte de Cuiabá pode pagar o IPTU 2011(Imposto Territorial e Predial Urbano)  em até oito parcelas. Além disso, se a primeira parcela for paga até o dia 10 de março, a Prefeitura concede um desconto de 5% no imposto. Mas, o contribuinte que optar por quitar o imposto a vista, terá 20% de desconto para pagamento na mesma data, isto é, 10 de março.

Entretanto, se houver débitos de IPTU de anos anteriores, não há desconto no parcelamento.  O desconto para pagamento a vista também é válido somente se o contribuinte não tiver débitos anteriores. Havendo débito, o desconto cai para 10%.  Se o contribuinte pagar os débitos em atraso, antes do dia 10 de março, terá direito ao desconto de 20% à vista e de 5% à prazo. O pagamento pode ser feito em toda a rede bancária.  

O secretário de Finanças de Cuiabá, Guilherme Muller lembra que esta é uma excelente oportunidade para o contribuinte quitar  débitos anteriores. “Como houve uma atualização da tabela de valores, o cidadão pode aproveitar a chance de pagar os atrasados, e assim ter o desconto de 20% no IPTU, que aumentou”.  

Os contribuintes pagarão um valor maior de IPTU em 2011, porque a Prefeitura promoveu uma atualização na tabela do valor venal dos imóveis, o que não ocorria desde 1993. Com a nova realidade do mercado imobiliário de Cuiabá, os valores estavam muito defasados. 

Contudo, por decisão do prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, a Prefeitura aplicou um redutor de 30% na nova tabela do valor venal dos imóveis, ou seja, o contribuinte não pagará a tabela “cheia”, desfrutando de desconto.  

Guia de pagamento

O contribuinte não precisa esperar receber o carnê do IPTU 2011 para efetuar o pagamento. Pode imprimir os boletos via internet e, para isto, basta acessar o portal do município (www.cuiaba.mt.gov.br), onde há um link específico sobre o imposto, com todas as informações disponíveis.  O contribuinte precisa apenas digitar o número da inscrição cadastral do imóvel impresso nos carnês anteriores, sem digitar os pontos, e mandar imprimir a guia de pagamento.