12 de Maio de 2011 15h55

Grupo André Maggi apresenta Estudo de Impacto de Vizinhança de sua nova sede em Cuiabá

12/05/2011

Ângela Jordão/Secom

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de Cuiabá (SMDU) promoveu nesta quinta-feira (12/05) audiência pública para apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança e Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) realizado na região onde está sendo construída a nova sede do Grupo André Maggi. A sede do Grupo, que está transferindo suas atividades para Cuiabá, está sendo construída na Avenida Dr. Hélio Ribeiro da Silva, no bairro Alvorada (ao lado do complexo do Centro Político Administrativo).

A audiência, realizada no Memorial das Águas, teve a participação de representantes da comunidade, do Grupo André Maggi, e dos técnicos da SMDU. A apresentação do Estudo de Impacto de Vizinhança e do Relatório de Impacto de Vizinhança (EIV/RIV) é necessária para a regularização do empreendimento, que sofreu adequações no projeto original.

O projeto original previa que toda a construção não chegaria a 10 mil m² (medida padrão necessária para elaboração do EIV/RIV), tendo apenas quatro pavimentos, mas como foram acrescentados mais 1,4 mil m² a obra (quinto pavimento) foi necessária a elaboração e apresentação do EIV/RIV por parte do empreendimento.

Em termos de acesso viário, o empreendimento apresentou soluções para que o trânsito no local não seja comprometido. De acordo com o arquiteto Raul Bulhões, do escritório Rother/Spinelli, responsável técnico pela elaboração do EIV/RIV, o aumento do fluxo de carros provocado pelo empreendimento não causará maiores impactos no trânsito da região. No local, irão trabalhar 330 pessoas, sendo esperada uma movimentação de mais 50 visitantes/dia. A previsão do Grupo é inaugurar a nova sede no próximo mês de dezembro.

Como medida mitigadora, isto é, compensação pelos impactos causados, foi definida uma ação social na região. Com a aprovação do EIV/RIV, o Grupo André Maggi firma com a Prefeitura de Cuiabá o termo de compromisso que prevê a construção de uma creche no bairro Alvorada, com 200 m².

Representantes da comunidade reivindicaram a ampliação da obra da creche, proposta que será levada a direção do Grupo. “Estamos apenas esperando a aprovação do EIV/RIV e a definição da Prefeitura do local onde será construída a creche para iniciarmos as obras”, explicou o diretor de Recursos Humanos do Grupo, Nereu Bavaresco.

A Prefeitura indicará o local e o Grupo ficará responsável pela aquisição do terreno e a construção da unidade. “A construção da creche segue a ideologia do Grupo e da Fundação André Maggi, que desenvolve inúmeras ações sociais, exatamente com crianças e jovens”, ressaltou Nereu Bavaresco.

O EIV/RIV segue agora para aprovação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano, cuja reunião será realizada no dia 19 de maio. “Foi uma audiência tranqüila, os pontos colocados serão analisados pelo Grupo, e o Estudo segue agora para a aprovação do Conselho”, destacou a diretora de Plano Diretor da SMDU, Catarina Gonçalves de Almeida