/

26 de Novembro de 2010 14h52

Galindo garante manter o passe livre em programa de rádio

26/11/2010

Marcio Camilo-Assessoria/PMC

“Nós não vamos mexer com o passe livre. Não existe essa fala do prefeito. As pessoas que disseminam essa ideia aos estudantes querem tumultuar a situação. Não temos motivo para tirar esse recurso”. A garantia foi dada pelo prefeito Chico Galindo, de Cuiabá, durante entrevista concedida hoje (26-11), ao programa Cidade Independente, da Rádio Cidade. 

Ele fez esta declaração por causa do protesto dos estudantes ocorrido ontem à  tarde (25-11), no centro de Cuiabá. Galindo também aproveitou para falar sobre os salários dos servidores, falta de água na cidade, recuperação do córrego Gumitá e alteração nos valores do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU).  

 Chico Galindo informou que a reforma do piso inferior do Pronto Socorro estará pronta em março do próximo ano, depois da realização de obra em que serão investidos R$ 1,5 milhão. “Além disso, aplicaremos R$ 2,5 milhões na ampliação dos 50 leitos do hospital”, disse Galindo, acrescentando que o aumento do número de leitos fará do Pronto Socorro “um hospital quase metropolitano em um curto espaço de tempo”.   

Quanto ao córrego Gumitá, o prefeito avalia que o projeto de sua recuperação é um dos  mais bonitos a ser realizado pela prefeitura. “antes de iniciarmos a obra é necessário retirar os moradores das áreas de risco próximas ao córrego. As casas já estão construídas; estamos trabalhando com a Agecopa no sentido de obtermos os recursos para as desapropriações, explicou. Galindo afirmou que a recuperação no córrego Gumitá deve ficar pronta até o final de 2012.

Com relação aos recursos necessários ao pagamento do décimo terceiro salário dos servidores, Galindo fez questão de explicar o impasse. Ele falou que a folha de pagamento está garantida e que apenas um terço do décimo terceiro pode ser prejudicado. “O salário dos servidores sempre foi prioridade dessa gestão e nós procuraremos continuar priorizando o pagamento do décimo terceiro aos nossos   trabalhadores”, enfatizou.  

Sobre a falta de água, o prefeito afirmou que muitos dos problemas na Sanecap estão sendo corrigidos. “Agora, não podemos condenar toda a companhia, pois a maioria dos trabalhadores está comprometida em servir da melhor maneira possível a população de Cuiabá.

A respeito da alteração dos valores do IPTU, Galindo frisou mais uma vez que o tributo não sofrerá aumento e sim uma atualização de acordo com o preço do mercado imobiliário. “O IPTU não sofre revisão desde 1997. Tenho certeza de que a população ficará tranquila quando receber o carnê em casa, pois verá que não se trata de um absurdo de aumento de imposto, como andam afirmando por ai”, disse o prefeito, acrescentando que 25 mil moradias de bairros carentes da Capital ficarão isentas do  IPTU.