/

16 de Agosto de 2011 09h00

Galindo fala sobre a situação do PAC em reunião com Ucamb

16/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, voltou a falar sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em reunião realizada na noite dessa segunda-feira (15-08) na sede da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros (Ucamb), no bairro Porto.  

O risco de Cuiabá perder os recursos do PAC começou a ser discutido no inicio do mês, quando a CEF determinou o bloqueio de repasses diante dos rumores da possível concessão dos serviços de água e esgoto de Cuiabá. Mas, segundo com o prefeito, tudo não passou de um mal entendido. Ele disse aos líderes comunitários que foi a Brasília para esclarecer a questão, tendo informado às autoridades da CEF, que a lei aprovada em julho passado apenas cria a Agencia Reguladora para discutir melhorias para a rede de abastecimento de água e tratamento de esgoto em Cuiabá.  

O que vai acontecer depois, em continuidade ao processo, ainda não se sabe. “Qual será o modelo de gestão da Companhia de Saneamento da Capital - Sanecap, ainda não foi decidido. É por isso que estamos realizando as audiências com a sociedade”, explicou Chico Galindo. Ele alega que o município não tem condições financeiras para fazer os investimentos necessários no setor de abastecimento de água e tratamento de esgoto, e por isso propõe à sociedade o modelo de concessão. “Mas isso ainda é apenas uma discussão. Pode ser que em meio a essas audiências se entenda que o melhor para Cuiabá sejam outras alternativas”. 
 
Galindo destacou que o PAC I foi paralisado em Cuiabá desde 2007, por causa da Operação Pacenas, que foi desencadeada após denúncias levantando suspeitas de que  servidores e empresários agiam para direcionar o resultado de licitações. Nada foi provado, e  desde então a prefeitura tenta retomar as obras do PAC I e iniciar o PAC II, sem sucesso. O prefeito afirma que Cuiabá não pode esperar por algo que não funcionou até o momento. “A prefeitura está fazendo o possível, lutando para conseguir os recursos do PAC I e dar continuidade ao PAC II. Mas, mesmo com todos os esforços o PAC continua empacado, é esta a razão pela qual eu falo em concessão; Cuiabá precisa melhorar e não dá para ficar esperando o PAC”, finalizou o prefeito.

 
O prefeito declarou ainda que na quinta-feira (18-08) voltará a Brasília para cobrar do Ministério das Cidades sobre o PAC de Cuiabá. “Nós precisamos de uma resposta. Aguardamos até o momento, mas não é mais possível esperar, precisamos tomar uma iniciativa” finalizou Galindo.