/

11 de Janeiro de 2011 12h45

Galindo explica que desapropriações serão conduzidas em parceria com o Governo do Estado

11/01/2011

Ângela Jordão/PMC

O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, disse hoje (110/01) que os processos de desapropriações na capital, necessários paras as obras de mobilidade urbana visando a Copa de 2014, serão todas realizadas em parceria com o Governo do Estado, por meio da Agecopa  (Agencia Estadual de Projetos da Copa de 2014). 

Galindo explicou que todos os processos serão conduzidos pela Agecopa e pela recém criada Secretaria Extraordinária de Governo, implantada pelo governador Silval Barbosa justamente para conduzir os processos. “O secretário titular da pasta, Djalma Mendes, já entrou em contado conosco para começarmos os processos. Ele inclusive já solicitou oficialmente dois procuradores do município para auxiliar nos trabalhos”.  

O defensor público Djalma Mendes vai coordenar o Grupo de Trabalho Especial criado especialmente para executar todos os procedimentos necessários à desapropriação dos imóveis que serão atingidos em decorrência das obras a serem realizadas para a Copa de 2014.  

O Grupo de Trabalho Especial será composto por representantes da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa do Mundo do Pantanal – Fifa 2014 (Agecopa); da Auditoria-Geral do Estado (AGE); Procuradoria-Geral do Estado (PGE); Secretaria de Estado de Administração (SAD); Secretaria de Estado das Cidades (Secid); Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e Prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande.  

De acordo com o Governo do Estado, a  primeira providência será a contratação de empresa para proceder o levantamento quantitativo e qualitativo dos imóveis. As desapropriações estão previstas especialmente nas avenidas que vão receber os corredores exclusivos para ônibus – BRTs. Em Cuiabá, nas Avenidas do CPA, da Prainha, Fernando Correa e Coronel Escolástico. Também serão necessárias desapropriações ao longo da Avenida Miguel Sutil, para a construção das trincheiras e viadutos. As intervenções visam eliminar os “gargalos” das rotatórias, que hoje congestionam o trânsito nos horários de grande fluxo de veículos.  

O prefeito Chico Galindo ressaltou que todos os processos devem ser conduzidos da forma mais tranqüila e totalmente legal, para que não haja problemas na condução das obras. “A Copa de 2014 é muito importante para Cuiabá e Mato Grosso. Todos os trabalhos devem ser realizados da melhor forma. A Copa deixará para Cuiabá um inestimável legado de investimentos e turismo”.