24 de Janeiro de 2011 15h00

Famílias que vivem em área de risco no Praeirinho receberão novas moradias

24/01/2011

Ângela Jordão/PMC

A Agência Municipal de Habitação de Cuiabá, em parceria com a Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Smades), e as Secretarias de Estado de Cidades e de Ciência e Tecnologia, está trabalhando para remover 70 famílias que vivem numa área de risco no bairro Praeirinho. As casas destas famílias correm sérios riscos, porque estão localizadas em áreas propícias a enchentes e alagamentos .

Na última semana, o presidente da Agência de Habitação, João Emanuel Moreira Lima, acompanhado de equipes da Defesa Civil, das Secretarias envolvidas e do grupo de assistentes sociais da Agência de Habitação, visitou as casas e falou com as famílias. “É uma medida preventiva. Precisamos desta ação para evitar tragédias, como tem acontecido em todo o Brasil”, explicou o presidente.

As famílias, num total de 70, receberão novas moradias, casas recém construídas do “Programa Minha Casa, Minha Vida” no bairro Novo Praieiro, próximo de onde vivem atualmente, mas sem riscos. As casas estão sendo doadas.

O secretário explica que algumas famílias ainda resistem em deixar o local, mas que isto está sendo negociado judicialmente. “As famílias já tem advogados cuidando do caso. Já estamos encaminhando tudo para ser resolvido na Justiça, para que tudo seja feito dentro da legalidade”.

O prazo para a retirada das pessoas deverá ser até o fim da primeira quinzena de fevereiro.  As famílias já estão sendo notificadas. Assim que cada família deixar a residência, o local será demolido, para que não haja riscos dos antigos moradores voltarem ou que outras pessoas ocupem o espaço.

Minha Casa, Minha Vida

O secretário João Emanuel informou que o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo determinou que  a Prefeitura de Cuiabá destine 50% das moradias do programa “Minha Casa, Minha Vida”, que estão sendo construídas na cidade, para pessoas que residam em áreas consideradas de risco (propícias a enchentes, alagamentos e deslizamentos).  O programa é  desenvolvido em parceria com os governos Federal e Estadual.

No total, serão 2.507 casas destinadas as famílias que ocupam casas em áreas de risco. A equipe da Agência de Habitação de Cuiabá está fazendo o levantamento dos moradores que se localizam as margens dos rios e córregos das 22 microbacias que cortam Cuiabá. “Estamos levantando quem são os moradores, para separar quem realmente precisa da moradia, e quem está apenas fazendo especulação imobiliária”, disse João Emanuel.

Segundo o secretário, a previsão  é que todas as casas do programa sejam entregues até o final do mandato do prefeito Chico Galindo, em 2012.