/

01 de Dezembro de 2010 14h32

Evento sobre o ECA emociona e mobiliza entidades contra as drogas

01/12/2010

Da redação/PMC

Sob o slogan “Criança Feliz é Criança Protegida”, aconteceu ontem(30-11), no auditório Maestro China, na Secretaria Municipal de Educação, mais um evento em comemoração aos 20 canos do Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA) e o lançamento do Plano Municipal de Políticas Sobre Droga, do Comad(Conselho Municipal Antidrogas).

A celebração, coordenada pelo Conselho Municipal de Defesa de Criança e do Adolescente(CMDCA), reuniu representantes de quatro secretarias municipais(Saúde, Educação, Assistência Social e Esportes), além de dezenas de estudantes, professores, conselheiros tutelares e membros de entidades não governamentais para debater sobre o prevenção e combate ao às drogas.

Por diversos momentos, as palestras, apresentações culturais e os testemunhos de ex-dependentes químicos e crianças e adolescentes que conseguiram dizer não às drogas emocionaram e arrancaram calorosos aplausos da platéia. Entre os palestrantes estava a delegada Maria Rubia de Carvalho, da Delegacia de Defesa da Criança e do Adolescente(Dedica). Além de abordar as conseqüências da dependência química na vida dos jovens e seus familiares, a delegada apresentou adolescentes que participam de um projeto de prevenção às drogas desenvolvido pela Dedica/Polícia Civil.

O depoimento da estudante L.C., de 16 anos, relatando como consegue dizer não aos convites que recebeu de colega para experimentar drogas, emocionou muitos participantes. Já apresentação do grupo de dança de Hip-Hop da Escola Municipal Gracildes Melo Dantas, do bairro Altos da Glória, alegrou o ambiente e arrancou aplausos do público pela desenvoltura dos alunos. A dança oferecida nessa escola e outras atividades culturais e educativas fazem parte do Educamais, um programa da Prefeitura, executado pela Secretaria Municipal de Educação, que consiste na oferta de ensino em período integral como forma de melhorar a qualidade do ensino e manter as crianças longe das ruas.

Também ocuparam o palco da sala de eventos da SME, crianças do Programa Siminina. Elas apresentaram o Siriri, dança regional cuiabana. Esse projeto, desenvolvido pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social, atende mais de 1,5 mil meninas com idade entre sete e 15 anos com acompanhamento escolar, prevenção às drogas, prevenção à gravidez na adolescência e outras atividades.

Os adolescentes do Projovem-Adolescentes, um projeto federal executado pelo município, também de apresentaram. A educação musical, ofertada pelo projeto “Tocando com Bolinha”, da ong Comitê Pró-infância, foi outro exemplo de sucesso na assistência e prevenção às drogas apresentado nesse evento que chamou a atenção dos participantes.

Para a presidente do Conselho Municipal de Defesa de Criança e do Adolescente(CMDCA), professora Edvair Pereira Alves, o evento atingiu os objetivos traçados, que seria mobilizar a sociedade e os representantes dos órgãos e entidades que foram a rede de proteção à criança e o adolescente  para o debate e ações de prevenção e combate às drogas.

“Foi um evento que mexeu com nossas emoções”, avaliou Edvair. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal de Mato Grosso(UFMT) e experiência de mais de 20 anos como professora de crianças e adolescentes, a presidente do CMDCA anunciou que até junho de 2011 o Conselho está promovendo uma série de atividades em comemoração aos 20 anos do ECA tendo a prevenção às drogas como um dos principais focos. A programação inclui palestras em escolas e distribuição de material educativo(panfleto).  

 


Informações no CMDCA:
3616-6738 e 3616-6739