31 de Março de 2011 14h24

Dnit publica edital para obras de mobilidade urbana em Cuiabá

31/03/2011

Angela Jordão / Secom-MT

O Departamento Nacional de Infraestrutura do Transporte (Dnit) publicou, no Diário Oficial da União, o aviso de licitação para obras de mobilidade urbana para Cuiabá e Várzea Grande, visando a Copa do Mundo de 2014. A abertura das propostas está prevista para o dia 10 de maio. O Dnit está responsável por obras nas Avenidas Fernando Corrêa e Miguel Sutil, em Cuiabá, e da FEB, em Várzea Grande, porque estas vias são prolongamentos das BRs  163, 364 e 070.

A confirmação do lançamento dos editais foi dada, ontem  (30-03), pelo presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, segundo o qual as propostas das empresas interessadas na execução das trincheiras, viadutos, duplicações de vias e outras intervenções a cargo do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes(Dnit) serão conhecidas no próximo dia 10 de maio.

O aviso de licitação foi publicado no Diário Oficial da União de ontem. A concorrência pública nº 104/2011 tem como objeto a contratação de empresas para execução de serviços necessários às obras de melhoramento para adequação de capacidade e segurança nas rodovias Brs 163, 364 e 070, que cortam Cuiabá e Várzea Grande através das avenidas Fernando Correa, Miguel Sutil e da FEB. A abertura das propostas acontece às 9h30 do dia 10 de maio, em Brasília.

"Este é mais um passo importante que Mato Grosso está dando no sentido de agilizar as obras de mobilidade urbana que vão melhorar a vida de toda a população", comemorou Yênes Magalhães. Ele lembrou que Cuiabá é uma das cidades sede mais adiantadas não só na construção da Arena mas também em relação aos procedimentos necessários para as obras de mobilidade, já tendo assegurado recursos e assinado contratos com a Caixa Ecônomica Federal (para os corredores BRT) e BNDES (Arena e entorno).

Para as obras de melhoramento na Travessia Urbana serão realizadas 23 intervenções, entre viadutos, trincheiras, alargamento de pistas, adequação de capacidade e segurança e melhoria das vias, a serem realizadas nas avenidas Miguel Sutil e Fernando Corrêa, em Cuiabá, e Avenida da FEB em Várzea Grande.

Para Cuiabá, os projetos prevêem a construção de 10 viadutos, nove trincheiras, três novas pontes e a ampliação de uma ponte. O objetivo é dar agilidade ao trânsito, tornando o fluxo de veículos contínuo e rápido, visando a acabar com pontos de estrangulamentos (engarrafamentos) que existem na capital.

A proposta final de mobilidade urbana é uma conjunção de projetos desenvolvidos pelo IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Agecopa. Também estão previstas obras complementares para Cuiabá, Várzea Grande e mais 11 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá. A responsabilidade de viabilização das obras complementares ficou a cargo dos prefeitos municipais.

A licitação lançada nesta quarta-feira pelo Dnit está dividida em cinco lotes, com valor total de R$ 357.075.205,44. O prazo para a execução das obras varia entre 480 e 720 dias.