21 de Fevereiro de 2011 16h44

Distrito da Guia ultima providências para a segurança no Carnaval

21/02/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Com vistas à festa carnavalesca que será desencadeada em todo o País nos dias 5, 6, 7 e 8 de março, o Distrito da Guia quer garantir segurança à população local. O subprefeito Orlando Coutinho endereçou hoje (21-02) ofícios à Polícia Militar de MT e ao Corpo de Bombeiros, nos quais detalha sua preocupação com esse item durante a folia. "A comunidade da Guia tem sido cada vez mais procurada ano após ano, e assim é preciso guarnecer a segurança dos visitantes e da própria população local. Carnaval, pelo que entendo, deve ser um momento de confraternização festiva, não de tristeza pelo registro de ocorrências desagradáveis, destoantes desse clima de alegria".

Coutinho agendou visitas nesta segunda-feira às Pastas de Meio Ambiente e Cultura do Município, com a finalidade de garantir a preservação do meio ambiente da Guia e a decoração do distrito. "Em outros eventos, constatou-se grande irresponsabilidade de alguns no tocante à natureza, principalmente com relação ao descarte de lixo em lugares inadequados, até mesmo dentro do Rio Coxipó Açu, que corta o distrito e é ponto turístico dos mais procurados em épocas festivas e mesmo fora de datas oficiais".

Justamente por isso, assinala Coutinho, é que a Subprefeitura da Guia montou um projeto de coleta seletiva de lixo, hoje com barracão para armazenagem dos produtos em fase final de construção. "A coleta tem sido feita por meio de carroças, todas com pintura específica. É um sistema econômico e ecológico. Os moradores já receberam kits de armazenagem do lixo caseiro, que depois é recolhido pelas carroças. O projeto tem dado certo e agrada a todos na Guia. Mesmo porque não agride o meio ambiente, além de não acarretar poluição sonora e visual de maneira alguma".

Orlando disse ainda que a Subprefeitura da Guia, ao providenciar segurança policial para os dias de Carnaval no distrito, pediu que este serviço fosse antecipado para o dia 26-02 (sábado), data em que acontece naquela comunidade o II Grito de Carnaval no tradicional Casarão, evento coordenado pela empresária Laura Carolina de Souza.  "É uma festa pra esquentar o ritmo da folia oficial. Mas pode ser considerada promissora, em termos de agitação, julgando-se pelo sucesso do 1º Grito de Carnaval".

Maiores informações - II Grito de Carnaval:
(65) 9614.8920, com Laura Carolina, coordenação