Distrito da Guia inicia coleta seletiva no próximo dia 1º

Em parceria com a Cervejaria Ambev, a Subprefeitura do Distrito da Guia, por meio de projeto do subprefeito Orlando Coutinho, começa efetivamente a operacionalizar neste dia 1º de feveeiro, às 9 horas, o processo de coleta seletiva do lixo seco naquela localidade. Os trabalhos se iniciam na sede da Subprefeitura, 'ponto de partida', com a participação de quatro condutores de carroças, especialmente treinados pela equipe local do órgão para atuar nesse ramo.

A opção de realização deste serviço pelas carroças, explica Orlando, se prende a fatores diversos: economia real, quase a custo zero, somando-se à facilidade de parada para coleta do lixo. Por outro lado, acrescenta, é uma forma de gerar ganhos aos profissionais desse ramo. "Não existem muitas ofertas de trabalho para carroceiros residentes na Guia. Muitos, pais de família, encontram dificuldades para manter dignamente suas proles".

Ainda segundo subprefeito Orlando Coutinho, eles (os carroceiros) vão também auxiliar na distribuição de sacos plásticos nas residências do perímetro urbano, para armazenagem do lixo seco. "É uma espécie de conscientização progressiva dos moradores do distrito. Pode-se dizer que plantamos uma sementinha ambiental". Ele acentua ter esperanças de que a população da Guia entenda o objetivo de sua proposta e colabore para o êxito da empreitada, mesmo porque beneficiará a todos.  "A natureza, como dizem, sempre agradece. O homem necessita dela pra viver, e nada é mais natural do que preservá-la. O projeto que desenvolvemos tem esta meta. Se todos fizerem sua parte, o Planeta começa a ser mais preservado".

O sistema de coleta seletiva, detalha Coutinho, consiste em remover do lixo as coisas que podem ser reaproveitadas por quem gerou esse resíduo, seja a indústria, o comércio ou residências. A separação desses materiais recicláveis facilita também o aproveitamento da matéria orgânica, que pode ser encaminhada à compostagem, gerando composto orgânico.

• 5ª edição do programa Junto com o Cidadão será no Distrito da Guia

• Prefeito de Cuiabá recebe novos PSFs e praças nos distritos da Guia e Aguaçu

• Fernando Biral, prefeito de Cuiabá em exercício, inaugura Poeira Zero e passarela no distrito da Guia

• Valorizando Vidas: SMSU elabora "Plano de Arborização do Distrito do Sucuri"