/

09 de Junho de 2011 08h00

Diretoria ocupada por Bonilha na Agecopa tem novas atribuições

09/06/2011

Rosane Brandão-PMC

A diretoria de Relações Interinstitucionais da Agência Estadual de Execução dos Projetos da Copa de 2014 (Agecopa), dirigida por Agripino Bonilha Filho, passa agora a ser denominada de diretoria de Mobilização Social e Voluntariado. A diretoria, segundo Bonilha terá as mesmas funções de antes, só que agora com uma função complementar.

Conforme explicou Agripino Bonilha, que representa a Prefeitura de Cuiabá na Agecopa, a alteração do nome da diretoria foi uma decisão tomada em conjunto com toda a diretoria da Agecopa. “Criando uma diretoria própria para mobilização social e voluntariado, vamos demonstrar a Federação Internacional de Futebol - Fifa que a Agecopa atende também um programa de voluntariado e não só de obras. Queremos dar destaque a essa questão que consideramos muito importante”, observou o diretor.

Com a criação da diretoria de Mobilização Social e Voluntariado, também foi elaborado um projeto com a proposta para seleção e treinamento de mil voluntários que atenderão Cuiabá e Várzea Grande durante os jogos da Copa de 2014. “É um projeto completo com visão de deixar um legado muito forte para o estado”, enfatiza Bonilha.

O documento proposto pela diretoria de mobilização sugere que a seleção dos voluntários fique a cargo da própria Fifa, mas a logística e o treinamento com a Agecopa, por meio da diretoria de mobilização.

O projeto, segundo Bonilha, foi apresentado a Fifa há cerca de dois meses. “Fomos recebido por cinco diretores e defendemos a nossa tese por duas horas e meia. Eles gostaram muito e pediram para estudar melhor o nosso projeto para incluí-lo no programa da Fifa”, disse o diretor.

Para a seleção dos voluntários, conforme explicou Bonilha, será levado em conta alguns critérios, como checar a vida da pessoa para ver se ela não tem nenhuma objeção com a justiça. “Não podemos correr o risco, por exemplo, de pegar como voluntário um terrorista, por isso teremos o máximo cuidado nessa seleção”.

Quem for selecionado receberá treinamento na área de história e geografia do estado, inglês e espanhol, turismo e empreendedorismo. Eles vão atuar nos locais onde haver turistas, como hotéis, parques, praças públicas e aeroportos.

“É bom esclarecer que ainda não tem nada definido sobre como vai funcionar o projeto final dos voluntariados. É apenas uma proposta de Mato Grosso e que a Fifa gostou e deve acatar. Mas a definição só será dada no mês de agosto, quando haverá outra reunião com toda a diretoria para definir o projeto final. Este projeto será coordenado pela Fifa e operacionalizado pelos Estados”, ressaltou Agripino Bonilha.