15 de Dezembro de 2010 08h01

Dez novos conselheiros tutelares entraram em atividade na Capital

15/12/2010

Da redação/PMC

Já estão nas ruas, atuando na proteção e defesa dos direitos das crianças e do adolescente com base no Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA), 10 novos conselheiros tutelares de Cuiabá. Escolhidos pelo voto da comunidade, os novos eleitos estão lotados nos Conselhos dos bairros Coxipó e Santa Isabel com a atribuição de atender as famílias desses dois e de dezenas de bairros circunvizinhos.

O quadro de conselheiros do Santa Isabel é formado por: Gerson João de Arruda, Urcelina Cristina Conceição Pereira, Eriseu Ribas Trindade, Marizete Marques da Silva e Silvia Cristina Santelli Provenzano. Do Coxipó ficou assim: Valdir Siqueira Donato, Wagner Vinícius de Lima, Erinete das Neves Sá, Telma Maria dos Santos Biagi e Rivail de França Barbosa.

Na solenidade de posse, os conselheiros novos e antigos homenagearam o promotor da Infância e Adolescência, José Antônio Borges, pelos relevantes serviços prestados às famílias cuiabanas e por sua dedicação à formação dos conselheiros e melhoria dos serviços prestados pelos Conselhos Tutelares de Cuiabá.

Representado o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), presidido atualmente pela professora Edvair Pereira Alves, e os 30 conselheiros cuiabanos, a coordenadora dos Conselhos Tutelares Flávia Cristina da Silva Carvalho entregou uma placa de agradecimento ao promotor Borges.
Na solenidade de recepção aos novos conselheiros, a Prefeitura de Cuiabá, mantenedora dos Conselhos através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano(Smasdh), esteve representada pela secretária Julieta Domingues.

Antes de assumir o cargo, os conselheiros passaram por curso de capacitação na Escola de Formação de Conselheiros do Ministério Público e por teste psicotécnico. Também participaram de encontros e reuniões no CMDCA nos quais receberam informações sobre a importância e responsabilidades do cargo. A presidente do CMDCA, professora Edvair, destacou que o papel dos conselheiros é fundamental para as famílias e as crianças e adolescentes.

Edvair lembrou que as pessoas que recorrem aos serviços dos Conselhos Tutelares estão fragilizadas porque tiveram seus direitos violados e necessitam de atenção, respeito e empenho dos conselheiros.

Portanto, diz, Edvair, para atuar como conselheiro é imprescindível que todos conheçam o ECA, o Fundo Criança, instrumento de arrecadação de recursos para aplicação em ações de proteção e defesa de direitos, assim como os projetos, programas e ações voltadas às crianças e adolescentes, sejam públicas ou privadas.

Telefones:

CMDCA – 3616-6738 e 3616-6739