22 de Outubro de 2010 16h54

Deucimar diz que aprendeu muito como prefeito interino

22/10/2010

Luiz Cesar de Moraes-Sec. Mun. Adj. de Com. Social

O prefeito em exercício de Cuiabá,  Deucimar Silva, disse hoje que conseguiu entender melhor os problemas da cidade após permanecer no cargo por apenas cinco dias. Ele substituiu o prefeito Chico Galindo, que integrou a comitiva do governador Silval Barbosa à Bolívia, na retomada de negociações para que a Usina Termoelétrica de Cuiabá volte a receber o gás boliviano. Desde que assumiu o cargo dia 20-10, Deucimar Silva realizou diversas visitas às secretarias e órgãos municipais, com o objetivo de se inteirar da situação da cidade.

O Pronto Socorro Municipal de Cuiabá  foi o primeiro órgão onde o prefeito em exercício passou algumas horas na quinta-feira (21-10), em conversa com o seu diretor-presidente, Jair Gimenez Marra e o secretário Municipal de Saúde, Maurélio Ribeiro. Ele também foi à secretaria Municipal de Educação e à Companhia de Saneamento da Capital – Sanecap. Deucimar prometeu incluir em um relatório os principais problemas que tomou conhecimento para viabilizar soluções.

O prefeito em exercício explicou que quando se compara Cuiabá com Porto Alegre, por exemplo, tomando por base o setor de saúde, o contraste surpreende a todos. ”Porto Alegre tem uma população de dois milhões de habitantes e emprega três mil servidores na saúde, enquanto que Cuiabá, com uma população de 580 mil habitantes, precisa de quase sete mil servidores para cuidar da saúde”, expôs Decimar, com o questionamento de que algo pode ser feito para reduzir os gastos de modo a sobrar recursos para outras necessidades da prefeitura.

A questão do lixo foi outro ponto abordado pelo prefeito em exercício Deucimar Silva, que defende uma solução com a máxima de rapidez possível. “A licitação de nova empresa para a coleta de lixo é o caminho, mas enquanto isso não for feito o serviço não pode parar”, pontuou ele.