05 de Setembro de 2011 14h54

Desfile no Pascoal Ramos abre comemorações da Semana da Pátria

05/09/2011

Ângela Jordão/PMC

As comemorações da Semana da Pátria em Cuiabá foram abertas neste domingo (04/09), com o tradicional desfile Cívico do bairro Pascoal Ramos. O evento, promovido pela Associação de Moradores do Bairro Pascoal Ramos em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, já é realizado há 36 anos.

O evento teve início as 08:00 horas, com o hasteamento da Bandeira Nacional, e a execução do Hino Nacional pelo Exército Brasileiro. Em seguida, o desfile foi aberto pelos representantes do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado. Logo em seguida, desfilaram os cadetes da Academia de Polícia Militar de Mato Grosso.

Ao todo, participaram do desfile 26 entidades, entre escolas municipais, estaduais, creches e associações da região do Pascoal Ramos. O evento contou ainda com a presença da Escola Municipal Irenice Godoy, de Várzea Grande.

Uma das participações mais marcantes do desfile foi a apresentação dos alunos do Projeto Só Alegria (Posto Pedra 90). O projeto é desenvolvido em parceria pela Prefeitura de Cuiabá (Pró-Jovem) com a Polícia Militar. Os alunos recebem noções de disciplina e têm aulas de artesanato, dança, teatro, entre outros.

O Major Vitório da PM-MT elogiou a iniciativa dos moradores do bairro na promoção do desfile, ressaltando a necessidade de despertar o civismo em nossas crianças e jovens. “Uma iniciativa assim é extremamente importante para resgatar o civismo e os valores dos símbolos nacionais. Atualmente, vivemos um colapso social, com a falta de valores e educação, e não educação escolar, mas educação familiar”, declarou o Major.

Já o Capitão Daniel, do 44º Batalhão de Infantaria Motorizado destacou a importância de parceria entre poder público, comunidade, Exército, Polícia Militar e outras entidades. “Somente com a união de todos vamos vencer as barreiras que a sociedade nos impõe atualmente”.

Comemorações

No feriado da Independência, dia 07 de Setembro, as 16:00 horas, será realizado o grande desfile cívico-militar, na Avenida do CPA, em frente a Praça das Bandeiras. O evento contará com a presença de inúmeras autoridades, incluindo o governador do Estado, Silval Barbosa, e o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo.

Ainda no dia 07 de Setembro, as 18:00 horas, será realizado no CPA II, o desfile da região da grande Morada da Serra.