18 de Janeiro de 2011 16h45

Defesa Civil de Cuiabá alerta para risco de enchentes

18/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

As cerca de cinco mil famílias residentes em áreas de risco na Capital mato-grossense têm sido instruídas frequentemente pela Defesa Civil de Cuiabá (e do Estado) quanto à possibilidade de enchentes e deslizamento das bases de sustentação dos imóveis situados em encostas e próximos de córregos e rios. Isso, a exemplo do que acontece no Rio de Janeiro, pode culminar em tragédias, inclusive com vítimas fatais, alertou hoje (18-01) o coordenador municipal do órgão, José Pedro Zanetti.

"Não resta dúvida de que o perigo existe, sim. Essas famílias talvez não tem noção exata do que vivenciam diariamente, por conta das chuvas torrenciais que caem sem prévio aviso em regiões diversas da cidade. Deve-se ainda levar em conta que a maioria não dispõe de alternativas de moradia, daí a relutância em deixar suas casas, apesar dos riscos de desabamento e inundações. O trabalho da Defesa Civil consiste em orientá-las sobre isso", explicou Zanetti.

Ele afirmou que a Defesa Civil tem atuado 24 horas ininterruptas em Cuiabá, justamente para evitar que 'surpresas sinistras' reforcem as estatísticas das tragédias brasileiras por ocasião do período chuvoso. Muitas famílias, citou, acatam as sugestões dos membros da Defesa Civil, enquanto outras relutam em abandonar os imóveis condenados pelos técnicos. "Ninguém quer deixar seu patrimônio. Por vezes, é tudo que essas famílias possuem. Fica difícil deixar a casa pra trás, apesar das evidências de perigo letal que o imóvel oferece em face da sua localização".

Ele informou ainda que, por determinação do governo federal, o que já motivou reunião de vários órgãos ligados à área de habitação no Ministério Público Estadual de Mato Grosso, 50% das casas do Programa Habitacional Minha Casa, Minha Vida, serão destinadas a famílias comprovadamente residentes em áreas de risco. "A portaria ministerial destina esse percentual. Praticamente já cadastramos todos os necessitados em Cuiabá, trabalho extensivo do governo federal a outras partes do Estado e País. O mais importante é que, em breve, com os residenciais populares em andamento, esse problema será minimizado e paulatinamente resolvido".

Zanetti recorda que Cuiabá já foi vítima de inundações durante as chuvas, por várias vezes. "A Defesa Civil tem acompanhado a evolução do nível do Rio Cuiabá, que, aliás, já nos surpreendeu no passado, quando suas águas chegaram próximo à Igreja do Porto, alagando bairros inteiros. Também estamos atentos à Represa do Manso, por ora dentro da sua capacidade de segurança”, explicou ele.