06 de Maio de 2011 10h05

Curso de aperfeiçoamento para profissionais da imprensa apresenta tendências

06/05/2011

Andréia Coutinho/Sanecap

Assessores de imprensa que atuam em secretárias e órgãos ligados à prefeitura de Cuiabá participaram na tarde de quinta-feira (05-05) da abertura de um curso de aperfeiçoamento na área. A capacitação ocorre no auditório do Memorial da Água “Engº José Luiz de Borges Garcia”, da Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) com o objetivo de aprimorar as funções e os serviços desenvolvidos pelo setor.

A expectativa é que a capacitação fomente a unificação do discurso, a diversificação dos conteúdos e auxilie na unificação da linguagem utilizada pelas assessorias ligadas à prefeitura de municipal. É o que afirma o secretário-adjunto de Comunicação, Luiz César de Moraes. “Essa oportunidade nos fará refletir sobre como melhorar o nosso produto final no cotidiano do trabalho”.

O curso de aperfeiçoamento, ministrado pela professora e mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Sônia Zaramella, apresentou no primeiro módulo os Cenários das Mídias e a Comunicação Integrada. “A ênfase aqui é a prática jornalística”, ressalta a palestrante.

Os profissionais da comunicação conferiram um panorama sobre o mercado mundial e nacional da comunicação que, atualmente, assim como na indústria, comércio e serviços, vivem a tendência da formação de conglomerados. “Essas grandes empresas transnacionais trabalham ações de sinergia. Mas, esse modelo concentracionista também interage com grandes grupos nacionais que estão linkados com as redes regionais”, explica.

Segundo Zaramella, outra transformação em desenvolvimento é a produção de conteúdo descentralizada e sem o controle das grandes mídias. As redes sociais potencializaram esse cenário, em que todos podem produzir e receber informações por meio da internet. “É necessário que o assessor de imprensa analise qual dessas mídias sociais é mais  adequada ao público alvo. Saber a diferença e como utilizar essas ferramentas é o diferencial para qualquer empresa, órgão, entidade que queira se destacar”, pondera.

Para ela, o profissional de assessoria de imprensa também deve ser um estrategista da comunicação integrada. “A visibilidade do trabalho será maior quando se tem planejamento e mensuração do trabalho”. A palestrante lembra que ações coordenadas e articuladas, com metas e objetivos concretos, são importantes para promover e manter coerente a imagem das instituições públicas, privadas ou do terceiro setor.

O produtor em áudio e visual, Abraão Ribeiro, um dos participantes da capacitação, considera a aula um divisor de águas. “Essa é uma boa chance para atualizar o conhecimento. Tenho certeza que nos próximos três dias, sairemos daqui mais confiantes para sugerir mudanças na nossa rotina de trabalho”.

O curso de aperfeiçoamento para Assessores de Imprensa prossegue nos dias 6, 12 e 13 de maio, com carga horária total de 16 horas. Os jornalistas ainda participarão dos módulos: Linguagem Jornalística e as Linguagens das Mídias; Textos para Jornal, Revista, Rádio, Televisão e Web e Técnicas de Redação e Edição.