23 de Outubro de 2013 16h40

Cuiabá participa de validação de campanha internacional contra a exploração sexual

23/10/2013

Secretaria Municipal de Comunicação

Representantes da Prefeitura de Cuiabá participaram nesta segunda (21) e terça-feira (22) de um workshop para validação da campanha internacional “Não Desvie o Olhar!”, desenvolvida pela Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e Serviço Social da Indústria (SESI) e cofinanciada pela União Europeia. O workshop foi realizado em Brasília e contou com a participação das 12 cidades que vão sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014.

No total, 20 países vão aderir à campanha, cujo objetivo é conscientizar turistas brasileiros e estrangeiros de que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime, além de orientar os cidadãos e possíveis vítimas da exploração sexual a denunciar a prática.

A secretária-executiva do Conselho Nacional do SESI, Cleude Gomes, apresentou aos participantes os objetivos da campanha. “A campanha ‘Não Desvie o Olhar!’ está direcionada aos grandes eventos esportivos. Queremos que o saldo da Copa do Mundo seja de cuidado e proteção às nossas crianças e adolescentes. Nosso sonho é que esse tipo de crime deixe de existir no Brasil”, disse.

Segundo a secretária nacional de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente, Angélica Goulart, a campanha faz parte de uma política nacional de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, que prevê o desenvolvimento de ações estratégicas de proteção antes, durante e após grandes eventos.

“A intenção é promover o fortalecimento das redes para proteção integral e uma atuação integrada frente ao cenário de violações como violência sexual, trabalho infantil, consumo de álcool e drogas, ato infracional, violência letal, desaparecimento de crianças ou adolescentes, negligência e outros tipos de violência”, ressaltou.

O representante do Centro de Excelência em Turismo da UnB, Neio Campos, destacou os desafios de combater a prática do chamado “turismo sexual” no Brasil.

“Claro que em todos os setores há desafios, mas eu diria que, no turismo, o desafio é ainda maior. Nosso objetivo é sensibilizar as pessoas que trabalham com o turismo para que tenham responsabilidade social com e auxiliem no combate à exploração sexual infantil”.

O chefe do Setor de Cooperação da Delegação da União Europeia (UE) no Brasil, Jérôme Poussielgue, chamou a atenção para a importância do envolvimento de todos para o combate à prática criminosa. “Queremos deixar um legado social positivo após a Copa”.

Programação – No primeiro dia de workshop foram apresentados os objetivos, conceitos e peças publicitárias da campanha aos representantes das 12 cidades-sede da Copa. Em seguida, foi realizada troca de experiências sobre as atividades de sensibilização desenvolvidas recentemente nas prefeituras e sobre o planejamento da comunicação e canais de comunicação durante o Mundial de Futebol.

A assistente social Solange Brandão, que representou Cuiabá no evento ao lado da jornalista Renata Neves, apresentou as iniciativas desenvolvidas pelo Município para combate à exploração sexual infantil, entre eles, o programa Siminina, que atende crianças e adolescentes do sexo masculino e feminino de 07 a 14 anos e propicia as orientações necessárias para o pleno desenvolvimento de sua cidadania, tornando-os atentos a seus direitos e deveres sociais, garantidos pelo Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

“O workshop foi um momento importante para compartilharmos informações sobre programas desenvolvidos nos municípios. Além disso, a campanha será muito importante para combater a exploração sexual infantil, que infelizmente é muito praticada no Brasil”, disse Solange.

Na terça-feira, os participantes definiram os planos de comunicação e os compromissos a serem adotados pelas cidades para a divulgação da campanha.

Campanha – A campanha “Não Desvie o Olhar!” será trabalhada em três eixos: sensibilização, convocação e repressão.

O eixo da sensibilização trabalha com a ideia de despertar nos torcedores e cidadãos o sentimento de indignação ao perceberem situações de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes.

O eixo da convocação visa a mobilizar os cidadãos contra a prática criminosa e convocá-los a denunciar quem estiver praticando-a.

O eixo da repressão tem o objetivo de deixar claro que a exploração sexual de crianças e adolescentes é crime e que o criminoso será punido. Essa fase da campanha destaca a intolerância por esse crime e reforça a importância da denúncia.