23 de Agosto de 2010 12h00

CREAS aprimora atendimento a adolescentes em situação de risco

23/08/2010

Da redação/PMC

O Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS da Prefeitura de Cuiabá realizou, em junho, 102 atendimentos de jovens e adolescentes em situação de risco. O número de atendimento do CREAS  aumentou nos meses de maio e junho devido a mudanças na forma de abordagem e assistência aos adolescentes. Agora, além do atendimento no próprio CREAS, os profissionais do Centro têm ido até os jovens, em qualquer ponto de Cuiabá, por meio de um programa que os profissionais denominam de abordagem social.

Os shoppings Center são os locais onde o CREAS mais recebe solicitações de atendimento. São jovens em geral dependentes químicos, que deixaram seus lares e muitas vezes correm risco de vida, por terem se envolvido com traficantes ou gangues.

A equipe ouve os atendidos e os encaminha para os serviços necessários, como tratamento para dependência química. “São adolescentes carentes de tudo materialmente, mas a maior carência é a afetiva. Eles estão desprotegidos, sentem-se frágeis e inseguros. Aqui eles percebem que são acolhidos, estão protegidos, porque recebem carinho e atenção, algo que a maioria nunca recebeu. Eles, então, nos deixam ajudá-los”, explica a coordenadora do CREAS de Cuiabá, Hélida Costa e Silva.

O CREAS é vinculado a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá. É formado por uma equipe de cerca de 20 profissionais, entre psicólogos, assistentes, pedagogos, educadores, orientadores e advogados, entre outros.

O principal objetivo é reintegrar os adolescentes as suas famílias. Para isso, também é desenvolvido uma trabalho junto aos pais, irmãos e demais familiares. Quando não é possível reintegrá-los ao lar, eles são encaminhados para a Casa de Retaguarda, no caso das meninas, e para a Nossa Casa no caso dos meninos.

Outro passo é levar o jovem para instituições que trabalhem com tratamento de dependência química. “São poucas as instituições assim em Cuiabá. Precisamos de mais”, ressalta Hélida.

Os adolescentes também passam a receber orientação profissional e são estimulados a fazer cursos profissionalizantes. Esse trabalho é realizado em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRT), que viabiliza os cursos. Os jovens também recebem orientação sexual e assistem a palestras que enfocam vários temas, como DST/AIDS.

Hélida explica que o CREAS não está apenas encaminhando os adolescentes, mas acompanhando a participação e a evolução de cada um. “Esse atendimento melhora a auto-estima deles. Isso muda a vida de cada um. Eles passam a ser valorizados e a valorizar o meio a sua volta. Deixam as ruas, passam a trabalhar, têm uma nova vida”, concluí Hélida.

O CREAs funciona de segunda a sexta-feira, as 08 as 17 horas. Os encaminhamentos podem ser feitos pessoalmente, na avenida Campo Grande, ou pelo telefone 3616-6731.