11 de Agosto de 2011 08h44

Concessão pode carrear investimentos para o Programa Poeira Zero

11/08/2011

Dantielle Gomes/PMC

Em reunião nessa quarta-feira (10-08), com a participação de membros do Ministério Público Estadual, junto aos parceiros do Programa de Acompanhamento e Avaliação das Obras Públicas do Programa de Aceleração do Crescimento - PAC, além de representantes da sociedade, o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo esclareceu dúvidas  sobre a possível concessão do serviço de abastecimento de água e tratamento de esgoto de Cuiabá.

Questionado quanto à pretensão da prefeitura de que a empresa concessionária faça iinvestimentos na pavimentação dos bairros de Cuiabá nos próximos anos, o prefeito  disse que há pontos que ele jamais abrirá mão no edital. Um deles é a manutenção da tarifa de água, outro a universalização da água e do esgoto na capital e que as dívidas trabalhistas sejam quitadas; além disso, ele citou o pagamento de R$100 milhões pela outorga seja usado no programa Poeira Zero (pavimentação de 59 bairros da capital).

“Tudo constará no edital. Vamos exigir a universalização do serviço de água em três anos e do serviço de esgoto em 10 anos. Quanto a tarifa, não haverá aumento, pois o valor será estipulado pela Agência Reguladora e pelo município. Vamos resolver grande parte dos problemas de pavimentação nos bairros”, destacou Chico Galindo.

Sobre o Poeira Zero o prefeito destacou que dos  R$ 214 milhões que são necessários para o programa, R$ 55 milhões já foram conseguidos por meio de uma parceria com a Petrobrás.

O projeto defendido por Galindo é asfaltar mais de R$ 700 km em dois anos, resolvendo de uma vez por todas o problema na Capital. “É um sonho meu como prefeito. Já temos 59 projetos prontos”, ressalta Galindo. “A empresa que assumir a possível concessão terá de investir no Programa Poeira Zero para ajudar na pavimentação desses bairros”, destacou.

O prefeito disse que saiu da reunião satisfeito com o que ouviu dos representantes da sociedade. “Eu fico cada vez mais convencido de que estou no caminho certo quando vejo representantes da sociedade cobrando resultados para problemas sérios como a pavimentação. A Prefeitura está empenhada em resolver os problemas da capital, por isso vamos continuar com os debates para o possível lançamento de um edital ao término das discussões”, declarou Galindo.