26 de Maio de 2011 13h57

Comissão discute ações em prol do aterro sanitário de Cuiabá

26/05/2011

Rosane Brandão/PMC

A primeira-dama de Cuiabá, Dra. Norma Sueli Galindo, se reuniu nesta quarta-feira (25-05) com a comissão de trabalho envolvida na elaboração do projeto “Valorizando vidas”, que visa humanizar o espaço de coleta do aterro sanitário de Cuiabá. Esta é a terceira reunião de uma série que está prevista para ocorrer até a elaboração final do projeto.

A iniciativa prevê ações que nortearão seis pontos principais: coleta seletiva, inclusão social, educação ambiental, aterro sanitário, coleta seletiva e produção mais limpa.

Conforme a primeira-dama de Cuiabá, a partir dessas ações espera-se melhorar as condições de vida e de trabalho dos catadores e de suas famílias, favorecendo a sua inclusão econômica e social, na perspectiva do desenvolvimento sustentável.

Para tanto a Prefeitura de Cuiabá, com a colaboração de parceiros, busca oferecer equipamentos e uniformes adequados para os trabalhadores, melhoria da saúde tanto dos catadores quanto de suas famílias, oferecer alternativas de qualificação e colocação profissional, além de proporcionar o acesso a arte, lazer e cultura como uma estratégia do resgate da auto-estima.

Os catadores fazem parte da Coopemar (Cooperativa dos Trabalhadores e Produtores de Materiais Recicláveis), que trabalham na Usina de Reciclagem de Lixo de Cuiabá.

De imediato, segundo a primeira-dama, o projeto vai garantir a saúde de todas as famílias que trabalham no local, com a vacinação contra doenças, principalmente a hepatite. “Primeiro vamos garantir a qualidade de vida dessas famílias e depois melhorias no ambiente de trabalho”.

A próxima reunião será realizada na semana que vem, oportunidade em que será apresentado o organograma dos trabalhos desenvolvidos no aterro sanitário. Dona Norma Galindo ressalta que o lixo de Cuiabá é de responsabilidade de todo o cidadão, por isso o projeto contará com várias parcerias, inclusive do Governo do Estado.

Estão envolvidas na elaboração do projeto as Secretarias Municipais de Governo; Comunicação; Meio Ambiente e Assuntos Fundiários; Desenvolvimento Urbano; Turismo; Trabalho e Desenvolvimento Econômico; Educação; Saúde; Assistência Social; Desenvolvimento Humano; infraestrutura; e Sanecap.

Coopemar – a cooperativa dos trabalhadores e produtores de material reciclado de Cuiabá é uma entidade que agrega 110 famílias carentes, que reciclam o lixo da cidade, trabalhando num local conhecido como “lixão”, que fica aproximadamente 15 km do centro da capital. Os cooperados trabalham separando o lixo que pode ser reaproveitado (plástico, garrafas pet e papel). Esse material é vendido e a renda dividida entre os seus membros.