08 de Dezembro de 2010 18h20

Combate à exploração sexual na Praça Alencastro

08/12/2010

João Carlos Queiroz - Assessoria Secom Cuiabá

Nesta quinta-feira (09-12), das 9 às 18 horas, será simultaneamente lançado em todas as 12 capitais sedes da Copa 2014 no Brasil uma cartilha instrutiva para combater a exploração sexual de crianças e adolescentes. "Um GOL pelos direitos de crianças e adolescentes" é a frase de abertura da cartilha, seguida de: "Exploração sexual não é turismo. É crime". O documento foi elaborado pela nB/CET(www.cet.unb.br/turismoeinfancia).

Em Cuiabá, o movimento terá lugar na Praça Alencastro, em frente à  Prefeitura Municipal, que tem empreendido iniciativas sucessivas para coibir abusos do gênero. O objetivo dos organizadores deste movimento (ONGs e instituições governamentais) é se antecipar à Copa, um dos eventos mundiais em que abusos do tipo se tornam corriqueiros e até 'normais', apontam pedagogas.

Na opinião da professora Rosa Luzardo, da Diretoria de Gestão da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, essa questão foi tema de debates em reuniões com grupos ligados à coordenação da Copa 2014. "Enfatizamos que realmente estávamos preocupados, porque, transcorrida a Copa, quem vai arcar com o ônus é o Municí­pio. Então, gostaríamos muito de participar do todo processo voltado a uma mobilização preventiva. Evitar o pior é possí­vel quando nos antecipamos aos problemas".

Segundo José Carlos Bazan e Valdirene Costa, da Aderco - Associação de Defesa do Rio Coxipó, uma das entidades envolvidas nesse trabalho, "é preciso promover alertas contí­nuos antes que a Copa do Mundo se instale com todo seu glamour e, infelizmente, inúmeras facilidades para a prática de crimes sexuais por pervertidos". Ele sugere que grande parte da liberdade de ação dos criminosos pode ser neutralizada com antecedência, um dos caminhos válidos - assegura - para minimizar o í­ndice de ocorrências sexuais.

"A sociedade cuiabana, a exemplo das demais cidades sedes da Copa do Mundo 2014, pode colaborar para evitar que crianças e adolescentes sejam ví­timas de toda sorte de abusos sexuais. Não apenas no ato de realização da Copa, mas em todas as épocas, a começar agora".

Valdirene Costa, que trabalha o lado social pedagógico com outras entidades, afirma que existe, sim, muita preocupação de todos com o aspecto da exploração sexual, sempre agravada em eventos de porte. "Cuiabá e o Estado inteiro vão receber dezenas de milhares de turistas na Copa. Infelizmente, todo evento grandioso tem seu lado ruim, enquanto a maioria se traduz em benefí­cios destacados. A Copa do Mundo é avanço inegável para a Capital em mais de 50 anos. Mas, por outro lado jamais podemos perder de vista o foco em com nossas crianças e adolescentes, mobilizando-nos desde já. Outros lugares em que a Copa aconteceu registraram saldo negativo nesse setor, uma quantidade impressionante de ocorrências sexuais criminosas".

O Pinho Cuiabano é a árvore símbolo da Campanha Contra a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pela Aderco, informou José Carlos Bazan, vice-presidente da entidade ecológica. "Trata-se de uma árvore em extinção, saqueada, explorada. É uma homenagem que prestamos ao honroso Pinho Cuiabano". A mobilização na Praça Alencastro inclui palestras, distribuição de cartilhas e apresentação de artistas regionais diversos.