19 de Agosto de 2010 08h00

Chico Galindo visita ETA do Tijucal e Nova Esperança III

19/08/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Acompanhado dos secretários Flávio Garcia (Comunicação Social), Euclides Santos (Seminfe) e Carlos Roberto da Costa (presidente da Sanecap), o prefeito de Cuiabá, Chico Galindo, esteve ontem (18-08) à tarde na ETA do Tijucal e no bairro Nova Esperança III, região Sul, Grande Pedra 90, inspecionando obras. Na ETA do Tijucal, o prefeito acompanhou, ao lado do presidente Carlos Roberto da Costa e Aparecido Alves, a acomodação dos tubos de tubulação (arco), a ser fixado sobre o leito do Rio Coxipó. Galindo externou contentamento por comprovar, conforme disse à imprensa, a realização de um antigo sonho da população cuiabana: água à vontade'. Segundo ele, passo a passo a Prefeitura se aproxima da universalização da água na Capital, o que solucionará de vez antigos dilemas relacionados ao abastecimento.

"Hoje, dia 18 de agosto, é mais uma data histórica na ETA do Tijucal, que se prepara para instalar este arco (tubulação), travessia rumo aos reservatórios do bairro Altos da Serra. A próxima etapa do Município, a ser resolvida na próxima semana, segundo nossas estimativas, é de o Exército (9o. BEC - Batalhão de Engenharia e Construção) assumir o Lote 01 do PAC - Programa de Aceleração do Crescimento. Poder-se-ia dizer que, finalmente, a universalização da água acontecerá após isto. É nossa grande esperança, e realmente a coisas caminham a contento, com esforço determinado de trabalho".

Galindo ainda elogiou o desempenho da Sanecap - Companhia de Saneamento da Capital, empresa presidida por Carlos Roberto da Costa, 'Nezinho', na condução de todo o processo relacionado à busca efetiva de soluções '100% duradouras para os problemas de abastecimento de água na cidade'. "A Sanecap faz sua parte com bri lho e técnica apurada. Com o advento da ETA do Tijucal, toda computadorizada, conforme viram, Cuiabá ganha em qualidade e eficiência no abastecimento. Ressalte-se que a água do Rio Coxipó é de boa qualidade, praticamente pura, o que descarta o emprego excessivo de produtos químicos no seu tratamento, apenas o essencial".

O gestor cuiabano destacou que, após a finalização das ligações (tubulações) com os reservatórios do Altos da Serra, o próximo passo é trabalhar para expandir o abastecimento nos bairros adjacentes, e isso inclui, inclusive, a substituição das atuais ligações domiciliares. "A força da água pode arrebentar facilmente canos precários, causando desperdício e interrupção no serviço. Mas vamos nos adiantar para neutralizar possíveis problemas. Mesmo porque, dentro em breve, os cuiabanos daquela região do Grande CPA, não apenas os bairros mais próximos do Altos da Serra, não terão do que se queixar em relação ao for necimento de água potável, pela Sanecap. A partir daí, vamos desativar os poços artesianos que abastecem esses polos comunitários. A água chegará forte todos os dias nos bairros cuiabanos.O idealizador dessa ideia é o ex-prefeito Wilson Santos".

No Nova Esperança III, o prefeito Galindo percorreu as ruas pavimentadas e em fase de pavimentação. Conversou com engenheiros das obras e com o presidente do bairro, Josuel Ribeiro. O secretário Euclides Santos, após checar as plantas, afirmou que 69% do serviço está pronto. "Nada falhou até agora, para nossa alegria. O prefeito está contente com os resultados. Na próxima semana ele vai retomar as visitas para vistoriar outros empreendimentos tocados pela Municipalidade na Capital. Cuiabá inteira, conforme acentuou, 'terá em breve poeira zero e água em abundância para todos os seus moradores'. É nosso desejo coletivo".