02 de Setembro de 2013 10h30

Cerimônia marca abertura da Semana da Pátria em Cuiabá

02/09/2013

Renata Neves

Com o lema “Sou Brasileiro, Sou da Paz”, a Semana da Pátria de 2013 foi oficialmente aberta na manhã desta segunda-feira (02), durante cerimônia realizada na Praça Alencastro, em Cuiabá.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, representou o prefeito Mauro Mendes na cerimônia e o secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, o governador Silval Barbosa.

Ao som do Hino Nacional, tocado pelas bandas do Exército e da Polícia Militar, os gestores executaram o hasteamento das bandeiras de Cuiabá e de Mato Grosso, respectivamente, realizado simultaneamente ao da Bandeira Nacional.

Em seguida, foi proferida uma leitura alusiva ao Dia da Independência do Brasil, durante a qual foram lembrados os principais detalhes de uma das datas mais importantes da história do país.

Após o encerramento da cerimônia oficial, as autoridades e o público presente acompanharam uma apresentação do coral da Polícia Civil, seguida por uma apresentação sobre a atuação no combate ao tráfico de drogas, que conta com o auxílio de cães farejadores.

Os atos foram finalizados com a apresentação da banda marcial composta por alunos da Escola Municipal Ranulpho Paes de Barros.

Também estiveram presentes os secretários municipais de Governo, Fábio Garcia, de Assistência Social, José Rodrigues Rocha Junior, de Esporte e Cidadania, Carlos Brito, e de Serviços Urbanos, José Roberto Stopa.

Programação

Durante todo o mês de setembro serão realizadas diversas atividades nas escolas da Rede Municipal de Ensino, e no dia 7 de Setembro alunos de aproximadamente 10 unidades participarão do tradicional desfile cívico-militar, que ocorrerá às 8h, em frente a 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, na Avenida do CPA, em Cuiabá.

“Estamos comemorando 191 anos de Independência do Brasil e a importância dessa data será repassada a todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino. Graças ao gesto de bravura de Dom Pedro I, hoje vivemos uma das maiores democracias do mundo”, declarou o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

Durante a semana, estudantes de escolas municipais e estaduais visitarão os quartéis da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro.

No mesmo período, será realizada no Shopping Pantanal uma exposição de materiais militares do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Exército e Polícia Rodoviária Federal (PRF). Quem visitar o local também poderá conferir apresentações musicais realizadas das 19h às 20h, pelo corpo musical da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército Brasileiro.

Confira aqui as fotos da cerimônia.