21 de Dezembro de 2010 17h00

Centro Geodésico da América do Sul recebe praça reformada

21/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Grande parte do secretariado da Prefeitura de Cuiabá prestigiou ontem (20-12), às 20 horas, a inauguração da reforma da Praça Moreira Cabral, marco do Centro Geodésico da América do Sul. A praça fica em frente ao prédio da Câmara de Cuiabá, antiga sede da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, e passou por reforma geral. O investimento é fruto de uma parceria entre o Legislativo Municipal e a Prefeitura e custou aos cofres do Município R$ 402.488,40. O projeto é de autoria do vereador Deucimar Silva, presidente da Câmara.

O prefeito Chico Galindo citou nominalmente os seus secretários e demais membros do Paço Municipal, além de parlamentares. "Gostaria de agradecer a presença de todos, auxiliares diretos e vereadores, que têm apoiado nossos pleitos por Cuiabá, aprovando projetos de interesse geral da população. Vocês proporcionaram a concepção desta grande obra. A Prefeitura foi apenas um instrumento. Mas fico feliz ao comprovar que o projeto do vereador Deucimar Silva se transformou numa realidade tão bonita, pois é o Centro Geodésico da América do Sul. Um ponto turístico que marca o início do trabalho rumo à Copa 2014. Milhares de pessoas vão visitá-lo, registrar sua passagem por aqui".

A Praça Moreira Cabral tem história. "Por influência europeia, esse lugar sediou uma arena de touradas no passado, o que movimentava muito a cidade. É um marco simbólico, construído em alvenaria nos idos de 1909, pelos membros da Comissão Rondon. O tombamento como patrimônio histórico cultural foi em 2009 (pela Secretaria Estadual de Cultura). Portanto, fico feliz em poder inaugurar a reforma na Praça Moreira Cabral. Também gostaria de parabenizar às crianças do Projeto Tocando com o Bolinha (flauta doce) e os seus coordenadores. Trata-se de um projeto financiado pela Petrobras, e que beneficia cinco instituições filantrópicas na Capital".