07 de Outubro de 2011 10h56

Campanha “Outubro Rosa” está na Praça Alencastro em Cuiabá

07/10/2011

Sandrine Gahyva- Secom Cuiabá: 8445-2866

A Praça Alencastro, em frente a Prefeitura Municipal de Cuiabá,  está cor-de-rosa. Isto porque, a programação de hoje (07-10) da campanha “Outubro Rosa” , de detecção precoce do câncer de mama, acontece no local até às 18h, com o tema “Mtmamma na Praça”. A Associação de Trabalhadores Voluntários Contra o Câncer de Mama em Mato Groso (Mtmamma), à frente da organização do evento espera que circule cerca de 500 mulheres pelo local. A campanha está na terceira edição na capital.

Ao longo de todo o dia as mulheres terão a disposição na Praça orientações de beleza, e tratamentos estéticos como maquiagem, sobrancelha, auferição de pressão,  orientações sobre prevenção do câncer de mama, apresentações culturais e musicais.

Conforme a integrante da Mtmamma, Cleuza Dias Leite, o intuito do “Mtmamma na Praça” é atingir o maior número de mulheres para o alerta sobre detecção precoce do câncer de mama, bem como proporcionar esclarecimentos sobre o auto-exame e qual médico recorrer. “A doença não tem prevensão. Contudo, quanto mais cedo for descoberta, a cura é certa”, frisa.

Lição de vida

Para a voluntária da Associação, Zenilda Paes de Barros, poder ajudar os assistidos (pessoas com câncer de mama) além de prazeroso é uma lição de vida. “Descobrimos um universo ímpar. Conhecemos pessoas que lutam e valorizam a vida a cada segundo. Isso nos motiva a ter mais coragem para enfrentar qualquer situação”.

A assistida Ester dos Santos Viana, de 41 anos, descobriu o câncer de mama aos 36 anos. Após passar por cirurgias da retirada da mama, hoje ela está curada e aconselha todas as mulheres a procurarem um médico desde cedo para se prevenir. Ester conta ainda que, a ajuda do Mtmamma e seus voluntários foi vital em seu processo de recuperação.

A campanha “Outubro Rosa”, teve início em 05 de outubro e vai até o dia 05 de novembro com várias programações para população cuiabana. Interessados em ajudar o Mtmamma basta entrar em contato no (65) 3052-8758 e (65) 8143-5252 ou pelo e-mail: mtmammaamigosdopeito@hotmail.com

Confira a programação em Cuiabá:

05/10 – 7h30 Iluminação na Igreja Bom Despacho na cor Rosa com apresentação da Orquestra Sinfônica da UFMT.

05/10 – Iluminação de edificações no interior do Estado de MT.

07/10 – MTmamma na Praça: Um dia na praça em prol da saúde das mamas – Praça Alencastro; o dia inteiro.

08 a 31/10 – Venda de camisetas customizadas no Shopping.

12/10 – 7h30- Caminhada dos amigos do peito: uma caminhada em prol da saúde das mamas – Parque Mãe Bonifácia.

05/11 – 3ª MACARROmamma e Bazar Beneficente-local Cenarium Rural.