05 de Agosto de 2010 11h00

Câmara de Cuiabá sedia aula inaugural do curso de sinais Libras

05/08/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

A partir da prática de sinais, método ensinado no curso Libras, "o calor humano espontâneo rompe barreiras que impõem limitações de diálogo a quem pode e não pode falar e nem ouvir"

A Câmara Municipal de Município de Cuiabá sediou nesta terça feira (03-08), aula inaugural do curso Linguagem Brasileira de Sinais - Libras, resultado de uma parceria firmada com a Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. A carga horária consiste de 80 horas, com duas aulas semanais. O curso contempla funcionários lotados nas Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde, Educação e integrantes do INSS. Ao final, assegura o secretário Jader Moraes, titular da Assistência Social, "eles estarão plenamente capacitados a dialogar, por meio de sinais, com os portadores de deficiência auditiva e da fala".

O secretário Jader Moraes considera a realização do curso Libras "uma ponte importantíssima para maior clareza de entendimento entre aqueles que têm e os que não têm deficiência". O objetivo, destaca, é promover este elo. "Com o treinamento as pessoas sem deficiência vão poder se comunicar melhor com aquelas que querem dialogar, mas só podem fazer isso por meio de sinais. Na maioria dos casos, tais sinais não são entendidos, para desconforto de ambas as partes. O curso é, portanto, uma política pública no atendimento às pessoas portadoras de deficiências similares. Entendê-las e atendê-las bem é fundamental. A partir de sinais recíprocos, o diálogo é  estabelecido e a conversa assume uma conotação clara. Prevalece a satisfação mútua entre quem pode escutar, falar, e aqueles que, infelizmente, não receberam esses dons da natureza, ou foram tolhidos disso durante suas existências".

Também prestigiaram a aula inaugural do curso Libras promotor da Cidadania do Município, Miguel Slhessarenko, Mário Lúcio (Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência) e Heron Carlos, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. "Começamos bem, com pessoas interessadas, dedicadas, em trabalhar por causas sociais estritamente atreladas às necessidades dos semelhantes. A ideia é desenvolver mais iniciativas compatíveis às necessidades registradas na área pela qual respondemos no Município, uma das mais complexas e exigentes de dedicação contínua e progressiva em todos os aspectos", finaliza o secretário Jader Moraes.