/ Chuvas

Boletim – Nível do Rio Cuiabá

02/03/2014

ANA ASSUMPÇÃO

O nível do Rio Cuiabá registra na manhã deste domingo (02) 6,35 metros, segundo dados oficiais da Agência Nacional das Águas (ANA). Este nível, registrado às 8h, é considerado normal para esta época do ano.

Nos últimos dois dias a medição chegou a 7,27. Equipes da Prefeitura de Cuiabá se mantêm empenhadas no planejamento e execução de ações de prevenção e atendimento à população em qualquer situação de emergência.

Para evitar consequências causadas pelas chuvas, o prefeito Mauro Mendes determinou a formação do Comitê de Gestão de Risco, composto por representantes de 10 secretarias municipais - Meio Ambiente, Governo, Serviços Urbanos, Obras Públicas, Assistência Social, Saúde, Cidades, Trânsito e Transportes Urbanos, Gestão e Comunicação.

Equipes das Secretarias de Cidades, de Assistência Social, de Serviços Urbanos e da Defesa Civil do município fazem avaliações constantes a situação de moradores em área de risco.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos está realizando a limpeza e fazendo a remoção dos entulhos de diversos córregos da cidade. Assistentes sociais estão visitando as famílias para avaliar a situação de cada uma e destinar donativos, como colchões e alimentos.

Agentes de saúde também fazem visitas e orientam os moradores sobre como limpar adequadamente as casas e utilizar hipoclorito de sódio para evitar doenças.

Além disso, os moradores de áreas próximas aos córregos foram orientados a buscar abrigo em casas de familiares ou amigos até que o risco de chuva forte diminua.

A população pode acionar a Defesa Civil pelos telefones 193 (24 horas) ou 3616-9633 (horário comercial).