19 de Novembro de 2010 14h35

Audiência pública debate mobilidade urbana para região metropolitana de Cuiabá

19/11/2010

Angela Jordão/PMC

A diretoria da Agência Especial de Projetos da Copa 2014 (Agecopa) promoveu nesta sexta-feira (19) uma audiência pública para debater os projetos de mobilidade urbana para a área metropolitana de Cuiabá. Os projetos irão transformar a área do trânsito e do transporte da capital e de Várzea Grande. O prefeito de Cuiabá, Chico Galindo foi um dos integrantes da mesa que conduziu os trabalhos da audiência.

A audiência pública é necessária para que a população possa conhecer e opinar sobre as obras que serão realizadas nos municípios. Nestas audiências, o cidadão faz sugestões sobre os projetos. O evento foi realizado na Assembléia Legislativa.

Com relação ao trânsito, os projetos prevêem a construção de 10 viadutos, nove trincheiras, três novas pontes e a ampliação de uma ponte. O objetivo é dar agilidade ao trânsito, tornando o fluxo de veículos contínuo e rápido, visando a acabar com pontos de estrangulamentos (engarrafamentos) que existem na capital.

Algumas das principais obras situam-se em um raio de
1,5 quilômetro da Arena do Pantanal (Verdão), em atendimento às exigências da FIFA – organizadora da Copa do Mundo.

A proposta final de mobilidade urbana é uma conjunção de projetos desenvolvidos pelo IPDU (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento Urbano de Cuiabá), Secretaria de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e Agecopa. Também estão previstas obras complementares para Cuiabá, Várzea Grande e mais 11 municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá. A responsabilidade de viabilização das obras complementares ficou a cargo dos prefeitos municipais.

As obras terão um custo avaliado em R$ 1.072 bilhões, com recursos proveniente do BNDES, Caixa Econômica Federal e Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte).

O presidente da Agecopa, Yênes Magalhães, explicou que o primeiro passo depois da audiência será dar um prazo para que a população se manifeste. Depois vem o processo de licitação das obras, que pode levar de
60 a 120 dias. E, finalmente, as obras terão início. “Estamos trabalhando com a previsão de que as obras terão início em março do ano que vem”, informou Yênes.

Neste primeiro momento, estão sendo realizadas, em Cuiabá e Várzea Grande, pequenas obras em ruas e avenidas, visando criar contornos necessários, já que muitas vias serão interditadas durante longos períodos para a promoção das adequações.

O prefeito Chico Galindo ressaltou que durante três anos
Cuiabá viverá sob o transtorno de obras, que muitas vezes atrapalharão a rotina da cidade e da população, e pede a compreensão dos munícipes. “Inicialmente, as obras irão piorar o trânsito da capital, mas é preciso compreender que estamos planejando e trabalhando por um futuro melhor para nossa Cuiabá. Na verdade, estas obras são o grande presente que Cuiabá recebe para comemorar os seus 300 anos”.

Participaram da audiência, representando a prefeitura de Cuiabá, além do prefeito Chico Galindo, os secretários municipais Edivá Alves (SMTU), Paulo Borges (Infraestrutura), Silvio Fidélis (IPDU) Permínio Pinto (Educação), Lécio Victor Monteiro Costa (Meio Ambiente) e Adriana Venturoso (Ouvidoria Geral).

Da Agecopa, estavam presentes, Yênes Magalhães (Presidente), Carlos Brito (Infraestrutura), Jefferson Carlos de Castro (Orçamento e Finanças) e Agripino Bonilha Filho (Articulação Interinstitucional). Também participaram o deputado estadual Wilson Teixeira (representando a Assembléia Legislativa), a presidente da Ager, Márcia Vandoni, o vereador de Cuiabá, Chico 2000, o vice-prefeito de Várzea Grande, Tião da Zaeli, além de representantes de setores, como Turismo e Meio Ambiente.