09 de Maio de 2011 14h55

Assessores de imprensa fazem visita técnica à Estações de Tratamento de Água

09/05/2011

Da redação/Sanecap

Construídas nas décadas de 40 e 70, as Estações de Tratamento de Água, ETAS I e II, são responsáveis por 60% do abastecimento da capital. Assessores de imprensa de secretarias e órgãos ligados à Prefeitura de Cuiabá conferiram in loco, na sexta-feira (06-05) todo o processo de distribuição, captação e tratamento de água que ocorrem diariamente nessas duas estações e nas outras 11 ETAS controladas pela Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap).

A visita técnica fez parte da programação do curso de aperfeiçoamento para assessores de imprensa, realizado pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Cuiabá. A Estação de Tratamento de Água (ETA I) localizada na Avenida Presidente Marques, trata 127 litros de água por segundo. A alimentação com água bruta nesta ETA é feita através de uma estação elevatória, cuja tubulação está instalada nas imediações da caixa de chegada de água da ETA II.

A ETA II é a maior Estação de Tratamento de Água existente em Cuiabá e está localizada na Avenida São Sebastião, no bairro Quilombo. Construída no Governo Pedro Pedrossiam, em 1969 e ampliada nos anos de 1977/1982 e 1988, a estação trata atualmente, em média, 1206 litros de água por segundo.

Os profissionais da imprensa ainda conheceram o acervo histórico do Memorial da Água “Engº José Luiz de Borges Garcia”, localizado nas dependências das ETAS I e II. O local abriga peças como ferramentas, canalizações, hidrômetros, instrumentos, além de fotografias e documentos que remetem ao abastecimento de água potável
em Cuiabá. Integram também a coleção, objetos de pintura, escultura e tapeçarias

O curso de aperfeiçoamento para Assessores de Imprensa, ministrado pela professora e mestre em Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), Sônia Zaramella, prossegue nos dias 12 e 13 de maio e terá carga horária total de 16 horas.

Os participantes tiveram aulas dos módulos I e II, Cenários das Mídias e Comunicação Integrada, Linguagem Jornalística e as Linguagens das Mídias. Eles ainda participarão dos módulos, Textos para Jornal, Revista, Rádio, Televisão e Web e Técnicas de Redação e Edição.