24 de Janeiro de 2011 17h55

Aprovados no Bolsa Universitária de Cuiabá são homenageados na Secretaria de Educação

24/01/2011

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Os alunos aprovados na 3ª edição do Programa Bolsa Universitária, instituído pela Prefeitura de Cuiabá, foram homenageados hoje (24-01) à tarde pelo prefeito Chico Galindo e secretário Permínio Pinto, da Educação. Concorreram às 232 vagas 5.700 candidatos aos 56 cursos oferecidos, número que supera as demais edições, com 24,5% concorrentes por vaga, percentual considerado igualmente muito concorrido, conforme a coordenação. Para o prefeito Chico Galindo, isso prova o sucesso do Bolsa Universitária, que tem um papel fundamentalmente social na formação de novos profissionais para o mercado de trabalho, em setores graduados distintos.

As solenidades tiveram lugar no auditório da Secretaria de Educação, às 16 horas, com as presenças dos futuros universitários e representantes das instituições educacionais parceiras desse projeto  (Unic, Afirmativo, Unipan, Fauc, Faum, Unirondon e Anhanguera). Membros da diretoria dessas faculdades e do sindicato da categoria prestigiaram a cerimônia. O vereador Antônio Fernandes representou o Legislativo cuiabano, oportunidade em que parabenizou a Prefeitura de Cuiabá por investir na Educação. Também garantiu que a Casa de Leis, por entender a seriedade do prefeito Chico Galindo em apoiar esse segmento, tem estudado mecanismos que possibilitem devolver parte do duodécimo do Parlamento para investimentos na área.

"O senhor, prefeito Galindo, e sua equipe, estão de parabéns pelo trabalho que realizam na Educação. Nós, vereadores, ficamos felizes por comprovar seu interesse em investir na manutenção do projeto Bolsa Universitária. Pode considerar a Câmara Municipal sua parceira. Inclusive, estamos envidando esforços para que a Educação tenha mais recursos. Um dos estudos diz respeito à destinação mensal, ou trimestal, de parte do duodécimo do Legislativo à Prefeitura, para investimentos no setor educacional".

Para o secretário Permínio Pinto, é gratificante comprovar a felicidade dos aprovados e dos seus familiares, em face da extensão de possibilidades que o ingresso numa universidade faculta aos jovens. "O curso inteiro é gratuito até sua conclusão. Vale lembrar ainda que 50% das vagas disponíveis são para portadores de necessidades especiais, negros e índios, que antes vivenciaram processos injustos de discriminação. O que não existe no Bolsa Universitária, que contempla a todos de forma igual".