06 de Outubro de 2010 15h04

Alunos são premiados por assumirem o combate à Dengue

06/10/2010

Sanny Lisboa-PMC/Giovania Teixeira Duarte-SME

Dez alunos da rede municipal de ensino foram premiados na última semana pelo Projeto Agente Mirim de Combate à Dengue. Eles receberam bicicletas e jogos eletrônicos pela participação no programa. Os alunos contemplados estudam em escolas localizadas nas quatro regionais de Cuiabá e na zona rural.

Implementado em abril deste ano, este projeto foi criado com base em oficinas desenvolvidas pelos Conselhos da Governança Integrada de Base em (GIB) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (SME) e de Saúde (SMS) de Cuiabá, e oferece a estudantes do município, de sete a 14 anos, a oportunidade de conhecer, aprender e participar diretamente do combate à dengue por meio de visitas e cadastro de imóveis, levando informação e orientação.

As atividades dos estudantes consistem em visitar e cadastrar as residências dispostas a participar do programa e que se comprometem a combater os possíveis criadouros do Aedes Aegypti. O imóvel cadastrado recebe um adesivo, em um lugar visível, com a inscrição “Esta casa se previne contra a Dengue”. Até agora já foram cadastradas 15 mil casas.

A SMS fornece às escolas e aos agentes todas as informações necessárias sobre as formas de proliferação e controle do Aedes Aegypti para que os estudantes possam realizar o trabalho de conscientização. É também de responsabilidade das equipes do Centro de Controle de Zoonoses a vistoria nas residências para verificar se cumprem todos os requisitos que as credenciam a receber a premiação.

Segundo o coordenador do projeto na GIB, Edson Luís Lino Jorge da Silva, o projeto é apontado pelo Comitê de Combate à Dengue como uma das ações no controle da doença na capital. “É uma forma de conscientizar os adultos e as crianças, motivando-os a desenvolverem seus papéis de cidadãos”, destacou.

Os proprietários das residências cadastradas e sorteadas também foram premiados. Eles receberam eletrodomésticos.