21 de Junho de 2011 13h55

Ação social de Iracy França é reconhecida pela 1ª dama

21/06/2011

Luiz Cesar de Moares/Sec.Adjunto-SecomCuiabá

A primeira dama de Cuiabá, Drª Norma Sueli Galindo, reuniu-se com a ex-primeira dama da cidade, Iraci França, quando conversaram sobre a possibilidade de desenvolver um trabalho conjunto pela reativação do projeto de reaproveitamento de alimentos, que foi considerado uma das melhores realizações das duas gestões de Dª Iraci à frente da Secretaria Municipal do Bem Estar Social. “É um projeto lindo, que infelizmente está desativado, porém nada impede que a gente o reative de modo a voltar a ser operado com inúmeros benefícios para a população mais carente da Grande Cuiabá”, disse a primeira dama, Drª Norma Sueli.

Ela revelou que diariamente chegam ao aterro em torno de 15 a 20 toneladas de alimentos descartados por apenas duas feiras livres da cidade, que podem passar por uma seleção e serem aproveitados na alimentação de pessoas atendidas por casas de apoio, albergues da terceira idade, creches municipais, projeto Abordagem Solidária e famílias carentes. “Se pudermos aproveitar apenas 10 % desse total, teremos nada menos que 2 mil quilos de verduras e legumes diários, alimento este em bom estado e recomendado para o consumo, que pode complementar a alimentação de pessoas carentes, e que infelizmente está se perdendo”, explicou.

Para a Drª Norma Sueli, não será preciso criar um novo projeto para dar um destino correto a esse alimento que tem sido descartado, desperdício este que ela considera uma falha grave. “Basta reativarmos o projeto da Dª Iraci, que atingiu plenamente os objetivos aos quais se propôs, acabando com o desperdício (enquanto funcionou, o projeto evitou o descarte puro e simples no lixo, de grande quantidade de alimentos em bom estado), e melhorando a qualidade da alimentação das pessoas menos favorecidas”.

A primeira dama afirmou que alguns poucos não conseguem se lembrar desse período ao qual se refere; “mas uma grande parcela da população se recorda do alcance desse projeto, que é considerado um dos mais importantes, sob a coordenação de Dª Iraci, na área da assistência social da administração Roberto França na prefeitura de Cuiabá”, relembra.

Trata-se de um projeto de grande repercussão em favor dos menos favorecidos, que rendeu à prefeitura de Cuiabá o reconhecimento oficial de uma fundação de renome nacional. A Fundação Banco do Brasil concedeu à Dª Iraci França e sua equipe um troféu que classificou o município de Cuiabá como o que melhor administrou um projeto de reaproveitamento alimentar no ano de 2003, entre os demais municípios brasileiros. “Isso não é pouco, se lembrarmos que o Brasil tem mais de cinco mil municípios”, acentuou.

“A administração pública tem carência de pessoas com a visão da Dª Iraci França, gente imbuída do propósito de ajudar os seres humanos mais necessitados, pessoa que leva a sério a oportunidade de praticar a solidariedade, que procura ser útil à comunidade, e que não está em busca de aplauso, porém tão somente querendo fazer a sua parte em favor dos menos favorecidos. Se eu puder convencê-la a colocar a experiência que adquiriu em duas administrações municipais e contar com a sua ajuda, poderemos retomar o projeto de reaproveitamento de alimentos e executar outros projetos de largo alcance social”, declarou a Drª Norma.