01 de Dezembro de 2010 15h00

Abertas inscrições para os cursos de capacitação oferecidos pela Votorantim Cimentos

01/12/2010

Angela Jordão/PMC

As inscrições para os cursos de capacitação oferecidos pela Votorantim Cimentos começaram hoje (01/12), nos distritos do Aguaçu e Guia, município de Cuiabá. Os cursos visam à preparação de profissionais para trabalhar na construção da nova fábrica de cimento da Votoratim, que está sendo instalada no Aguaçu. As inscrições vão até o dia 05 de dezembro.

No total são cinco os cursos oferecidos, para os quais não há restrição aos inscritos, sendo aceitas inscrições de ambos os sexos. Basta ter idade mínima de 18 anos e ter cursado o 4º Ano do Ensino Fundamental. Serão empregadas 575 pessoas nas obras; com prioridade de   contratação de trabalhadores que residam nos dois distritos (Aguaçu e Guia), sendo que as vagas serão dividas em 50% para cada localidade.

As aulas terão início em janeiro. Cada curso tem uma carga horária diferenciada, variando de dois a quatro meses. Os cursos ofertados são: Armador de Estrutura; Carpinteiro de Formas; Eletricista Montador Industrial; Mecânico Montador Industrial; Pedreiro; Soldador Industrial.

A Votorantim arcará com todo o custo dos cursos, inclusive transporte dos alunos até Cuiabá, pois uma parte da capacitação será ministrada na sede do Senai da capital. Os alunos não terão nenhuma despesa. A prefeitura de Cuiabá ficará responsável pelo transporte dos alunos que residem na zona rural até a sede do distrito da Guia (onde será realizada parte dos cursos, principalmente as aulas práticas).

Quando a fábrica de cimento começar a funcionar, em julho de 2012, serão gerados 650 empregos diretos. Para trabalhar na fábrica, a Votorantim oferecerá novos cursos, estes já destinados a trabalhadores que tenham concluído o ensino médio. Esta nova fase é denominada “Evoluir”.

A representante da Votorantim, Juliana Jesus, explica que esta primeira capacitação é denominada “Futuro em Nossas Mãos”.  Segundo ela, com a instalação da fábrica, a empresa visa ao desenvolvimento de toda a região do entorno, por isso prioriza os trabalhadores da região. “Todo o distrito está sendo movimentado. As pessoas percebem a necessidade de se capacitarem, educarem. O local passa por uma transformação”, diz Juliana. Segundo ela, a empresa está exercendo sua responsabilidade social.

A construção da fábrica tem movimentado os dois distritos. Com o início das inscrições, a sede da subprefeitura do Aguaçu estava bastante movimentada na manhã desta quarta-feira, com dezenas de trabalhadores fazendo a inscrição. “Não sei se vou trabalhar na obra, mas quero esta chance de me qualificar. Atualmente, é preciso ter qualificação”, declarou Robson Martins Lopes, 18 anos, um dos primeiros a fazer a inscrição.

Os inscritos passarão por um teste de seleção, que consiste em uma prova inscrita e uma dinâmica. A relação dos aprovados será divulgada no dia 22 de dezembro. Os interessados devem procurar as sedes das subprefeituras do Aguaçu e da Guia para fazer a inscrição.

OBRAS

Já as obras da fábrica estão previstas para iniciar em meados de abril. O terreno já está em fase de terraplanagem. A nova fábrica de cimento da Votorantim será instalada em uma área de 1.850 hectares e a sede ficará a 18 quilômetros da sede do distrito do Aguaçu. A previsão é que a fábrica seja inaugurada em julho de 2012.