03 de Setembro de 2010 14h23

4ª Caminhada na Natureza será no próximo domingo no Coxipó do Ouro

03/09/2010

Sanny Lisboa-Assessoria/PMC

A Prefeitura  realiza no próximo domingo (05.09) a  4ª Caminhada na Natureza no distrito que deu origem a Cuiabá , o Coxipó do Ouro. A ação faz parte do Calendário Internacional de Caminhadas da Natureza. Atualmente são realizados 7.600 circuitos em 401 países, atraindo cerca de 17 milhões de amantes do meio ambiente, das mais diferentes idades.

A largada inicial acontece na praça central do distrito. Durante o trajeto, os participantes vão poder contemplar as belezas naturais do rio Coxipó, cascatas, pontos turísticos como o Arraiá dos Freitas, e históricos como  o memorial da primeira missa . Ao todo serão 22 pontos visitados.

Há quatro anos o evento  atrai muitas pessoas que buscam uma proximidade maior com o meio ambiente não transformado pelo próprio homem. O turismo ecológico, também conhecido como ecoturismo, é um símbolo expressivo da atual relação do homem com a natureza, que a cada dia tem mais interesse pelas caminhadas ecológicas. Uma fuga da vida rotineira do grande centro, do stress, bem como ao uso excessivo de tecnologias na vida diária.

O evento não é competitivo. A intenção é estimular e promover o desenvolvimento de pequenas comunidades rurais. A idéia é valorizar os costumes, os sabores e a culinária, gerando emprego e renda aos moradores da região, associada sempre à idéia de preservação da natureza.

PROGRAMAÇÃO:

Data: 05 de setembro de 2010 (Domingo)

Local: Praça Central do Coxipó do Ouro

07h às 12h – Inscrições e entrega de materiais

(Inscrições gratuitas, grupos ou individual)

08h – Abertura/Inicio Oficial da Caminhada – Circuito dos Tropeiros

12h – Intervalo para almoço (preços populares)

Praça de alimentação com diversos tipos de comidas regionais, artesanatos.

16h– Encerramento