19 de Setembro de 2011 09h11

2ª Conferência Municipal da Juventude reúne mais de mil estudantes no CPA II

19/09/2011

Viviane Moura - Secom Cuiabá: 3645-6055

Mais de mil pessoas entre alunos, representantes de classe, de Organizações Não-Governamentais e líderes juvenis de partidos políticos participaram na última sexta-feira (19-9) da 2ª Conferência Municipal da Juventude, que ocorreu na Escola Estadual André Avelino, localizada no bairro CPA II,  região Norte da capital.

Durante o evento foram discutidos temas como homofobia, bullying, drogas, passe livre estudantil, trabalho para os jovens e o Plano Nacional da Juventude (PPN). Além de debatida a criação da Secretaria Municipal da Juventude, do Plano Municipal da Juventude (PMJ), Conselho Municipal da Juventude e realizada a eleição de vinte e dois delegados municipais.

Outro assunto debatido foi a Política Pública de Juventude e Administração Pública, abordado pelo ouvidor geral da Defensoria Pública do Estado, Paulo Lemos.

Lemos que palestrou para os presentes, considerou fundamental o evento devido ao interesse de estudantes do Ensino Médio pelo tema. “É preciso que os jovens participem da construção das políticas públicas, que se sintam co-responsáveis por concretizá-las, afinal serão impactados por essas ações”.

Para o representante da Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), Antonio Wagner de Oliveira, esse é um processo de conscientização coletiva. “Os cidadãos, em especial os jovens, têm que entender e buscar seus direitos, para isso precisam se inteirar de todo o processo realizado pelos governos”.

O secretário especial da Juventude de Cuiabá, Anderson Xavier, que organizou o evento, definiu a conferência como uma mobilização instrucional. “Estamos oferecendo aos jovens a possibilidade de se politizar, interferir no processo político, mas de forma consciente, sabendo o que está acontecendo e qual resultado de cada decisão tomada pelos dirigentes públicos”.

Conforme a vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Viviane Gomes, essa é uma iniciativa que facilita o acesso da sociedade civil ao processo de construção das políticas públicas. “A juventude precisa se tornar protagonista das ações governamentais em âmbito nacional, estadual e municipal”.

Estiveram presentes estundantes das escolas estaduais André Avelino, Padre João Panaroto, Presidente Médici, Ana Maria do Couto e Profº João Crisóstomo. Bem como, representantes da UNE, UBES, AMES, CUFA, grêmios estudantis, pastoral da juventude da igreja católica, e igrejas evangélicas, e lideranças jovens do PTB, PSDB, DEM, PCdoB, PDT e PPL.