16 de Junho de 2011 16h45

1ª Dama de Cuiabá visita Centro de Abordagem Solidária

16/06/2011

João Carlos Queiroz/Gabinete

Na sequência de visitas aos órgãos e do Município, a 1ª Dama Norma Sueli Galindo esteve hoje (16-06) à tarde nas instalações do Centro de Triagem e Acolhimento Emergencial (Abordagem Solidária), localizado no KM 7,5 da Rodovia Hélder Cândia, de acesso ao Distrito da Guia. O objetivo foi levantar dados referentes à situação operacional daquela unidade, para que sejam buscadas soluções para os setores mais problemáticos. Acompanhou a 1ª Dama o secretário Mário Lúcio Guimarães de Jesus (Assistência Social e Desenvolvimento Humano) e técnicos da Seminfe (Infraestrutura).

A doutora Norma Sueli foi recebida pelo gerente Vagner Vilaça Vardasca e equipe do Abordagem Solidária. Com eles, a 1ª Dama percorreu as dependências  do centro, e sugeriu mudanças que possam melhorar as condições de vida das pessoas ali abrigadas temporariamente. Ela disse que, de posse deste relatório, irá convidar a 1ª Dama do Estado, Roseli Barbosa para visitar o Centro de Abordagem. "Iremos buscar mais parcerias com o Estado. O município de Cuiabá não pode andar sozinho em alguns setores, e este é um dos exemplos".

Em sua maioria, o grupo assistido no lugar é recolhido em condições desumanas das ruas da Capital, segundo as assistentes sociais. "Quando são abordados, encontram-se drogados, maltrapilhos, doentes e, na maioria das vezes famintos. Alguns apresentam distúrbios psíquicos sérios. Não têm noção mínima da realidade, tamanho é o quadro de alienação. É importante que o centro conte com o apoio efetivo da Saúde, em nível municipal e estadual".

Na opinião do psicólogo Dartanhan Neruda Lopes Adans, a grande demanda é de dependentes químicos. O restante das pessoas abrigada na unidade municipal apresenta outros tipos de dependência (álcool) ou deficiência psíquica. "Nós então os encaminhamos ao Capsi - Centro de Atenção Psicosocial". O psicólogo salientou que a carência afetiva é alarmante. "Eles demonstram quadro depressivo grave pela desatenção das famílias. Muitos foram abandonados e se viram perdidos no mundo".

No ato da visita o Centro de Abordagem contava com 42 carentes, conforme a gerência local. Mas a meta, segundo Vilaça, é melhorar a infraestrutura física para que o prédio possa abrigar 80 pessoas. "Dispomos de um bom número de funcionários, 44, entre técnicos e administrativos. Porém, as necessidades do centro são grandes. Quando forem supridas, será possível atingir a meta de assistir 80 semelhantes".

Ele agradeceu à 1ª Dama e o prefeito Chico Galindo pela atenção demonstrada em resolver os problemas estruturais do centro. "Cuiabá nem sabe que existe um lugar de apoio emergencial desse tipo. É uma ajuda humana, antes de tudo. Assistir os semelhantes se integra às obrigações de todos nós".