/

16 de Dezembro de 2010 18h09

1ª Dama de Cuiabá destaca importância do intercâmbio cultural

16/12/2010

João Carlos Queiroz/Secom/Cuiabá

Ao participar ontem (15-12) à noite, em Santo Antônio de Leverger, da abertura do IIº Encontro Internacional de Corais e Orquestras, acompanhada do secretário de Comunicação Social, jornalista Flávio Garcia, a 1ª Dama de Cuiabá, Norma Sueli, destacou a importância do envolvimento de crianças e adolescentes em atividades culturais diversas, entre elas a música. "Esportes, música, e outros entretenimentos saudáveis, mantêm nossas crianças, os jovens, em geral, longe dos malefícios que têm feito vítimas atrozes no seio da sociedade. A droga se situa como o principal vilã da atualidade. É ótimo que elas estejam envolvidas em atividades que, de certa forma, desestimulam o ingresso no mundo tenebroso das drogas. Um lugar do qual poucos retornam, geralmente com cicatrizes sociais perversas".

Norma Sueli elogiou o intercâmbio cultural estabelecido entre Mato Grosso e Bolívia, países que, na sua concepção, sempre traçaram paralelos de conhecimentos generosos na área da cultura, frutos que têm sido colhidos regularmente, frisou. "Hoje se apresentam aqui grupos mato-grossenses e a Orquestra Infantil de San Miguel, da Província de Velasco (Bolívia), regida por Amancio Urarepia. É importante o estabelecimento desse intercâmbio, troca de ideias que permite a ambos os países maior aprimoramento musical". A 1ª Dama ainda parabenizou o cônsul boliviano em Mato Grosso, Dom José Luis Fuentes Penaranda, pelo trabalho que desenvolve no Consulado e as parcerias culturais consolidadas.

Para o r egente Jeferson G. Ribeiro, fundador e diretor musical da Associação Sociocultural Arte Cidadã,  o IIº Encontro Internacional de Coros e Orquestras do Vale do Rio Cuiabá é, seguramente, um dos grandes eventos musicais realizados no Estado em 2010, em função do que representa no contexto brasileiro e boliviano. Nas próximas edições, afirmou, a entidade quer aprofundar mais essa integração sul-americana, sempre com abrangência no Vale do Rio Cuiabá e seus municípios como polo cultural. Jeferson desenvolve há 18 anos atividades de educação musical, por meio do Canto Coral em Santo Antônio de Leverger e outros municípios de Mato Grosso.