Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

27 de Maio de 2013 16h44

Virginia Mendes viabilizará parcerias com organizações não-governamentais

27/05/2013

Euziany Teodoro - (65) 3645-6054


Durante a 4ª edição do programa “Junto com o Cidadão”, que ocorreu no último sábado (25) no bairro Campo Velho, região Leste de Cuiabá, a primeira-dama Virginia Mendes e o secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues, atenderam a várias demandas da comunidade e bairros vizinhos. Virginia pretende viabilizar parcerias entre organizações não-governamentais da Capital e as secretarias municipais, buscando ampliar a rede de serviços e ações na área social para os cidadãos mais carentes.

 

Representantes da Seleta - Sociedade Caritativa Humanitária conversaram com Virginia Mendes e ofereceram o espaço e os profissionais que têm para que, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, realizem atividades esportivas com crianças por meio de escolinha de futebol, campanhas de conscientização ambiental com recolhimento de pilhas, baterias e de óleo de cozinha usado e atendimento odontológico.

 

A ONG Mais Mulher por Cuiabá dirige um rancho que oferece equoterapia – terapia para pessoas com alguma deficiência na escola de equitação do Rancho Terra Boa – e também ofereceu o espaço e os profissionais para estender o atendimento às pessoas cadastradas na rede municipal que não podem pagar pelo tratamento.

 

Outras demandas atendidas pela primeira-dama e pelo secretário referem-se, especialmente, ao atendimento dado aos idosos da capital. Associações dos bairros Jardim Tropical, Novo Praeiro, Areão e Grande Terceiro pediram aparelhos de ginástica para a terceira idade, transporte e reestruturação de centros comunitários. "Esta é uma área que quero me dedicar e ajudar a fortalecer o trabalho prestado pela Secretaria de Assistência Social de Cuiabá. Existe um projeto do prefeito Mauro Mendes de criar, no Horto Florestal, um ambiente para os idosos, com lazer, esporte e atividades recreativas. Minha ideia é disponibilizar transporte dos bairros para o espaço no Horto, facilitando a vida dos idosos”, explicou a primeira-dama.

 

A Associação Mato-grossense dos Deficientes pediu apoio para ampliar o transporte das pessoas que utilizam os serviços do local. O pedido foi levado ao secretário de Trânsito e Transportes Urbanos de Cuiabá, Antenor Figueiredo. As demais demandas solicitadas pelas entidades filantrópicas foram encaminhadas pela primeira-dama aos secretários responsáveis.

 

A Fundação Shekiná, que trabalha com dependentes químicos, buscou o apoio da primeira-dama para ampliar o trabalho prestado junto à comunidade. O pastor Ipocan Fernando destacou que o maior empecilho para aumentar os atendimentos nas duas unidades do projeto é a falta de um apoio jurídico. "Precisamos de uma série de documentos para viabilizar algum tipo de convênio ou parceria com o poder público", disse o pastor.

 

O secretário municipal de Assistência Social, José Rodrigues, afirmou que esta é uma situação muito comum encontrada nas casas de apoio e nos centros terapêuticos que trabalham com dependentes químicos. "Muitos precisam de ajuda para organizar e regularizar a documentação. Pretendemos, por meio do Fórum Social, reunir estas instituições e avaliar de que maneira podemos orienta-los. O Fórum Social foi criado por meio de decreto, em março, e é um espaço de diálogo e articulação para debater os problemas sociais e construir ações conjuntas do poder público e da sociedade civil organizada, de caráter permanente e autônomo", destacou Rodrigues.

 

Em relação à reforma de centros comunitários, o prefeito Mauro Mendes está avaliando a melhor forma de atender, visto que a demanda é grande. Praticamente todos estes espaços precisam de reformas e reparos.

 

De acordo com Virginia Mendes, a quarta edição do projeto "Junto com o Cidadão" foi extremamente positiva. "É importante conhecer a realidade da comunidade, ouvir as reivindicações e levar as informações e serviços públicos mais próximo da comunidade. Nem sempre conseguimos atender a todos os que nos procuram na prefeitura e ir até os bairros possibilita atender um número maior de pessoas", ressaltou a primeira-dama, que destacou a importância do trabalho das organizações não-governamentais. “Organizações como a Seleta, a ONG ‘Mais Mulheres por Cuiabá’, a Fundação Shekiná, a Associação Mato-grossense dos Deficientes são muito importantes, pois elas complementam o trabalho do poder público”, afirmou.