Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

22 de Junho de 2012 11h27

Valorizando Vidas no Seu Bairro: série de serviços estará à disposição da comunidade

22/06/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

As equipes da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Social de Cuiabá estão preparadas para mais uma edição do Projeto Valorizando Vidas no Seu Bairro, que será realizado no Distrito do Aguaçu, neste sábado (23-06), a partir das 8h. As equipes das Coordenadorias de Proteção Social Básica, Especial e de Políticas Sociais atuam conjuntamente para prestação de serviços e esclarecimentos sobre a rede existente.

Durante o evento, a comunidade terá acesso aos serviços ofertados pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) como: Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI), Serviço Especializado em Abordagem Social, Serviço de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida (LA) e de Prestação de Serviços à Comunidade (PSC), Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

Os moradores da comunidade também poderão receber atendimento no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) como: Serviço de Proteção e Atendimento Integral a Família - PAIF, Serviços de convivência e Fortalecimento de vínculos com crianças até 06 anos e suas Famílias, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência, Carteira do Idoso para o Transporte Interestadual,  Beneficio de Prestação Continuada – BPC para Pessoas acima de 65 anos e Pessoas com Deficiência.

Haverá ainda a disseminação de informações sobre os projetos sociais Siminina (que atende a garotas de 7 a 14 anos), Projovem (adolescentes na faixa etária de 15 a 17 anos e 8 meses) e do Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (crianças e jovens até 15 anos e11 meses).

Servidores estarão à disposição da comunidade para o preenchimento do Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) para inclusão nos programas de transferência de renda, assim como para esclarecer dúvidas sobre quem tem direito a benefícios como o Bolsa Família, Tarifa Social Energia Elétrica, Carteira do Idoso, entre outros.

A população também poderá conhecer o trabalho realizado pelas crianças e jovens inseridas em projetos sociais. Quatro apresentações artísticas e culturais serão realizadas. O desfile do Projeto Beleza na Praça – que contempla atividades sociais, culturais e educativas a dez mulheres moradoras da comunidade – encerra as atividades da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano.