Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

16 de Julho de 2012 11h53

Valorizando Vidas no Seu Bairro: 170 pessoas foram diretamente beneficiadas pela Assistência Social

16/07/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

Durante a 9ª edição do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, que beneficiou a comunidades do Nova Esperança e Pequizeiro, cerca de 170 foram beneficiadas diretamente pela prestação de serviços realizados pela Secretaria de Assistência Social e de Desenvolvimento de Cuiabá (SMASDH).  A 9ª edição do Valorizando Vidas foi realizado no último sábado (14-07).

No total, 22 pessoas se inscreveram no programa de transferência de renda-Bolsa Família e para o CadÚnico. Dezessete famílias solicitaram informações sobre cursos e serviços ofertados pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS). Houve ainda uma grande procura pelos serviços de higienização (corte de cabelo).  Também foram ofertados serviços preventivos contra a exploração sexual infantil e exploração de mão de obras de criança e jovens. O Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) disponibilizou ainda pinturas facias para alegrar a criançada.

Os trabalhos desenvolvidos pelos projetos sociais administrados pela Secretaria de Assistência foram apresentados à comunidade com apresentações musicais do Projovem, Peti e Siminina. O público presente também pode conhecer a banda composta por estudantes da região do Pedra 90 e que integram o Peti. A apresentação chegou a emocionar os convidados.

A primeira-dama de Cuiabá, Norma Sueli Galindo, informou que até o fim do ano mais quatro edições serão realizadas, beneficiando comunidades que ficam distantes do centro político e comercial do município.  “Vivemos um momento de incentivo à cultura, a valorização das tradições e do trabalho que as comunidades desenvolvem”, disse ela, ao saber oficialmente que a comunidade do Pequizeiro tem como meta de trabalho a realização de um grande evento gastronômico, com a primeira edição do “Festival do Pequi”.

O garçom Eberson da Cruz Costa, 32 anos, morador da comunidade do Nova Esperança há 3 anos, procurou o estande da Assistência Social para que pudesse realizar o cadastramento no programa de transferência de renda, Bolsa Família. “Acho que é uma grande comodidade essa prestação de serviços. Eu moro aqui há pouco tempo, mas os moradores antigos disseram que em 30 anos nunca tiveram a oportunidade de conhecer uma ação como essa”.

Apesar de estar machucada por causa de uma queda de bicicleta, a dona de casa Luciana Costa, 53 anos, fez questão de participar do desfile do Projeto Beleza na Praça – realizado dentr do Programa Valorizando Vidas. “Eu cai, bati a cabeça e o joelho, mas eu queria estar aqui. É importante para mim”.

Com vasta experiência familiar, já que possui sete filhos e ajuda na criação de um neto, Luciana diz que gostou muito de participar das palestras promovidas pelo Projeto. “É sempre muito bom aprender. Aqui a gente não tem muito acesso. Acho que esse programa devia acontecer sempre”, finalizou.

No total dez moradoras do bairro participaram do Beleza na Praça que promoveu uma transformação visual, além de oficinas de moda, maquiagem, comportamento e palestras educativas sobre saúde, educação e cidadania.