Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

25 de Abril de 2012 17h03

Valorizando Vidas: equipe da SMASDH desenvolve ações em parceria com a Coopemar

25/04/2012

Patrícia Neves SMASDH (65) 3645-6810


A Equipe da Coordenadoria de Proteção Social Básica da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), que presta assistência a 55 famílias da Cooperativa dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis (Coopemar), no Aterro Sanitário de Cuiabá, realiza mais uma visita aos assistidos nesta quinta-feira (26-04), pela manhã. Orientações sobre os projetos sociais, programas de transferência de renda ofertados  serão socializadas considerando que um intenso fluxo de migração dos cooperados.

 
A ação integra o projeto “Valorizando Vidas no Seu Bairro”, idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo. De acordo com a Coordenadoria de Proteção Social Básica, as mulheres que integram a Cooperativa já realizaram a pré-inscrição para cursos de qualificação profissional na área de camareira, recepcionista, azulejista e estética. As aulas serão realizadas nas unidades dos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) dos bairros Jardim União e CPA, possivelmente ainda no primeiro semestre de 2012.
 
As equipes dos CRAS realizam acompanhamento aos cooperados por meio do Programa de Atenção Integral às Famílias (PAIF), assim como dissemina informações e palestras sobre temas relativos à saúde e à promoção dos direitos.
 
Outra ação desenvolvida trata-se da inserção dos filhos dos cooperados nos projetos sociais administrados pela SMASDH, como o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), Siminina, Projovem, dentre outros.
 
Desde julho do ano passado vem sendo executado um Plano de Ações, através de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação, Saúde e Habitação. A iniciativa visa levar serviços e, consequentemente, melhor qualidade de vida aos cooperados que atuam no aterro sanitário de Cuiabá.