Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

23 de Agosto de 2012 09h31

Valorizando Vidas: 40 mulheres participam de oficinas no CRAS Planalto

23/08/2012

Patricia Neves - SMASDH (65) 3645-6810


Cerca de 40 mulheres, moradoras de bairros da região Leste de Cuiabá, estão sendo beneficiadas com a oferta de cursos de qualificação por meio do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, cuja próxima edição será realizada no sábado, 25 de agosto, no campo de futebol do bairro Pedregal.  Os cursos são ofertados pelas unidades administradas pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá.

No Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) do Planalto - nos períodos matutino e vespertino -  estão sendo realizadas as aulas do curso de bordados em chinelos. A Secretaria de Assistência Social disponibilizou todo o material para a confecção das peças que serão expostas durante a próxima edição do Programa, idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo.

A dona de casa Iolanda da Silva é uma das frequentadoras assíduas do CRAS Planalto e, pela segunda vez, participa de um curso de qualificação. “Acho que é muito interessante.  Dá gosto de participar. Já aprendi a fazer fuxico uma outra vez e agora participo desse novo curso. É sempre bom ter uma renda extra”, explica.

Iolanda, moradora do bairro Altos da Serra,  é  um exemplo de com a rede de assistência social e a oferta de possibilidade às famílias em situação de vulnerabilidade social surtem efeito positivo.  A mulher possui quatro filhos, dois deles estão inseridos em projetos sociais ofertados pela Prefeitura de Cuiabá e o mais velho, de 21 anos, participa das aulas do curso de eletricista por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico Profissionalizante (Pronatec). Iolanda também frequenta um curso de alfabetização disponibilizado no espaço do Centro de Convivência de Idosos Aidee Pereira, instalado no bairro Novo Horizonte. “Minha vida tem melhorado”, finaliza.

Desempregado, Carlos dos Anjos,  28 anos, morador do bairro Jardim Itamarati, viu a oportunidade de agregar renda a sua família com a oferta do curso de bordados. “Tenho expectativas muito positivas”.

A gerente da unidade, Silbene dos Santos, explica que além das atividades promovidas por meio do Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro, a unidade ainda ofertará no mês de agosto aulas gratuitas para cursos de artesanatos com emprego de massa de biscuit. E por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) o CRAS mantém inscrições abertas para o curso de encanador hidráulico. “As aulas desse curso devem começar no mês de setembro”, explica.