Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Julho de 2012 09h53

Trezentas pessoas participam do Arraiá da Melhor Idade

05/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Mais de trezentas pessoas participaram durante a tarde de quarta-feira (04/07) da festa da ‘Melhor Idade’ realizada pela Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento de Cuiabá (SMASDH). A festança integrou o público atendido pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e dos Centros de Convivência de Idosos (CCIs).

Orgulhoso, o aposentado José Carlos Ribeiro, 73 anos, contou que há oito anos ‘dança’ e se diverte muito durante o período das comemorações de ‘São João’. “Adoro dançar, fazer atividade, conhecer gente nova. Eu não penso em deixar de frequentar as atividades”. José participa do Grupo de Idosos do Cras Pedregal.

Elegantemente vestida para o casório julino, a ‘noiva do arraiá da Melhor Idade’, Sandra Ferreira da Silva, 71 anos, diz que as atividades valorizam o idoso e promovem um verdadeiro resgate da cidadania. “Antes de participar das ações eu era uma pessoa que só ficava em casa, depressiva. Hoje, minha vida mudou e melhorou muito”.

Promoção à saúde mental e física, além de uma estratégia consolidada na prevenção ao isolamento. Esses são alguns dos benefícios obtidos pelas centenas de pessoas que diariamente participam das atividades promovidas pela rede de assistência social. “A expectativa para essa festa era imensa. A atividade é um instrumento de valorização desse público. Carinho, afeto, são imprescindíveis para esse trabalho”, pontua a gerente do CCI Padre Firmo, Sônia Zanelo. Por dia, cerca de 300 pessoas desenvolvem atividades na unidade.

“A integração é a palavra chave aqui. Todas as nossas festas devem seguir esse padrão”, afirma a secretária de Assistência Social, Regina Kaizer. Ela ainda lembra que a prefeitura de Cuiabá tem feito investimentos para ampliar a rede e a qualidade na prestação de serviços à população.

A Festa da Melhor Idade foi organizada pela Coordenadoria de Proteção Social Básica e contou com empenho de mais de cem profissionais – distribuídos pelos Cras e nos Centro de Comvivência de Idosos - que auxiliaram na coordenação, distribuição dos alimentos, assim como na preparação dos alimentos.  A Festa da Melhor Idade ofertou diversas gulosemas típicas do período junino, além de lanches e bolos gratuitamente.

Participaram também representantes da Câmara Municipal e Secretaria de Esportes do Município.