Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

20 de Junho de 2012 12h05

Trabalho social da prefeitura de Cuiabá é reconhecido com a comenda Senador Magno Malta

20/06/2012

Patrícia Neves - SMASDH (65) 3645-6810

 

Pelos trabalhos desenvolvidos na área social que repercutem positivamente em ações eficazes contra a pedofilia,  o prefeito de Cuiabá, Francisco Galindo, a primeira dama, Norma Suely Galindo, a secretária de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Regina Kaizer e o secretário de Governo, Silvio Fidélis, serão homenageados com a Comenda Senador Magno Malta, em sessão especial pela Câmara de Vereadores de Várzea Grande, no próximo dia 28 de junho.  

A escolha para entrega da comenda ocorreu mediante pesquisa (enquete) realizada pelo site ‘Todos contra a Pedofilia em MT’, que tem como diretor João Batista Oliveira e como incentivador de ações de combate o vereador Toninho da Glória.  A comenda leva o nome do senador Magno Malta, reconhecido internacionalmente pelo trabalho desenvolvido frente à questão.

Na capital do Estado, a Prefeitura mantém projetos como o Siminina que atende a 1.5 mil garotas (de 7 a 14 anos) com uma série de atividades – letramento, práticas desportivas, ações culturais, evitando a exposição a ociosidade. Há 15 anos em ação, o Programa apresenta excelentes indicadores e nos últimos anos nenhum caso de gestação precoce ou de reprovação escolar. 

O Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil (Peti) que atende a cerca de 2,9 mil crianças e jovens e  o Projovem Adolescente (que assisti a cerca de mil jovens) também são instrumentos de resgate de cidadania e promoção de atividades que figuram como importantes estratégias para o combate a exploração de mão de obra infantil e de exploração sexual.

Idealizado pela primeira dama de Cuiabá, Norma Galindo, o Programa Valorizando Vidas no Seu Bairro – que agrega uma série de ações para moradores de distintas áreas da cidade – também proporciona o resgate da autoestima da população e a inserção de crianças e jovens em ações sociais e a iniciação profissional.

No total, cerca de 40 personalidades ligadas ao Ministério Público Estadual (MPE), Polícia Judiciária Civil, Polícia Militar,  Poder Judiciário, Executivo Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Poder Legislativo, Superintendência do Trabalho e Emprego de Mato Grosso (SRTE), Organizações não governamentais, Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público (Sintep), dentre outras instituições, integram a lista de personalidades escolhidas espontaneamente pela população do Estado.

Serviço:

Para saber mais sobre ações realizadas contra a pedofilia visite o site www.todoscontrapedofiliamt.com.br