Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

05 de Junho de 2012 15h43

Trabalho integrado é realizado para atender vítimas da chuva em Cuiabá

05/06/2012

Patrícia Neves (65) 3645-6810


A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) trabalha de forma intersetorial para atender as famílias que sofram prejuízos com fenômenos naturais, como chuvas e alagamentos, e que estejam em situação de vulnerabilidade social. A SMASDH atua em conjunto com a Defesa Civil Municipal que realiza o trabalho de vistoria e acompanhamento das famílias que residem em áreas de risco.
 

De acordo com o coordenador de Proteção Social da SMASDH, Edilson Proença, até o momento não houve solicitação para acompanhamento de famílias em decorrência das chuvas dos últimos dois dias. “Nós mantemos equipe técnica que vai até o bairro, realiza o cadastro da família, a inserção em projetos sociais, de transferência de renda, faz o acompanhamento social e, também, o encaminhamento para casas de familiares ou para uma de nossas casas de acolhimento institucional sempre que é necessário”. 

Ele cita que no mês de maio passado, três famílias residentes no bairro Sol Nascente tiveram de ser remanejadas de suas residências em razão do alagamento e do desmoronamento parcial de uma das paredes. ”Mas essas famílias optaram por ir para casa de parentes e recebem o acompanhamento de nossas assistentes sociais”. Há também a disponibilidade de apoio nutricional para esses casos. 

Proença frisa que as ações são realizadas em conjunto à Secretaria Municipal de Habitação, que realiza o cadastramento das famílias que residem em áreas de risco para inserção em projetos habitacionais. “Quando há necessidade de remoção, contamos também com auxílio da Secretaria de Infraestrutura. As ações são integradas”, finaliza.