Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

22 de Maio de 2012 13h15

SUGESTÃO DE PAUTA: Diretor do Ministério do Desenvolvimento Social vem a Cuiabá para falar sobre o Pronatec

22/05/2012

Patrícia Neves-SMASDH-3645-6810

O diretor de Inclusão Produtiva da Secretaria Extraordinária para Superação da Extrema Pobreza (SESEP), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Luis Muller, realiza nesta quarta-feira, uma reunião de trabalho sobre o Pronatec com as Secretarias de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH), Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego e Secretaria Municipal de Educação (SME). O evento terá início às 8 horas com encerramento previsto para as 17 horas e será realizado no auditório da SMASDH.

De acordo com o diretor de Gestão da SMASDH, Adilson dos Reis, “nós pretendemos com essa reunião, uma aproximação maior com o MDS/Diretoria de Inclusão e, acima de tudo, o investimento no processo de formação e qualificação dos nossos profissionais a respeito de tudo o que tange a inclusão produtiva, sendo o Pronatec  a principal linha de atuação. Essa ação vai fortalecer a interlocução com os demais parceiros do Pronatec também”.

A partir das 13 horas, a reunião será realizada com representantes da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas), Secretaria Estadual de Educação (Seduc),  Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico (SMTDE), Senai, Senac, Superintendência Regional do Trabalho de Mato Grosso (SRTE), Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano disponibiliza um total de 2.381 vagas para o Pronatec. São 1.381 (por meio de parceria como Senac e Senai ) para o primeiro semestre e outras mil vagas (pactuadas com o Senai) para o segundo semestre de 2012. As inscrições podem ser feitas em 12 Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) instalados em Cuiabá.

A coordenadora de Proteção Social Básica da SMASDH, Ariane Baena, pontua que são 31 cursos ofertados, sendo que seis deles já tiveram início como de atendente de nutrição (Cras Jardim Araça), Porteiro e Vigia (Cras Pedra 90), Camareira (Cras Pedra 90), Recepcionista (Cras Nova Esperança), Aplicador de Revestimento (Cras Jardim União), Eletricista (Cras Planalto).

Baena cita a que não há custo algum para a realização dos cursos e nem para o processo de inscrição. As matrículas podem ser feitas por pessoas que estejam na faixa etária de 18 a 59 anos e que estejam inseridas no CadÚnico do Governo Federal. Para se candidatar a vaga é preciso apresentar-se ao CRAS munido de documentação pessoal (RG e CPF), comprovante de endereço e de histórico escolar. É preciso levar para o ato da inscrição o Número de Identificação Social (NIS).

ASSUNTO: Reunião Pronatec

DATA: 23/05/2012

HORA: 8 horas

LOCAL: Auditório da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (Rua Régis Bitencourt, nº384, bairro Porto.