Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

01 de Junho de 2012 09h49

SMASDH e Senac Cuiabá debatem sobre cursos do Pronatec

01/06/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


As vagas ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec) para o segundo semestre de 2012 - por meio de pactuação com o Senac Cuiabá -  foi  tema de discussão realizada na tarde de quinta-feira (31/05), na sede da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) de Cuiabá.  Todos os Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) ofertam matrículas para os cursos, que são gratuitos.

Gerentes e assistentes sociais dos 13 CRAS participaram das discussões e puderam socializar experiências, assim como dirimir dúvidas sobre o processo de oferta de cursos de formação inicial continuada (FIC).

Para o segundo semestre, serão disponibilizadas à população em situação de vulnerabilidade social, 660 vagas em cursos de atendente de lanchonete, atendente de nutrição, camareira em meio de hospedagem, depilador, garçom básico, maqueiro, manicure e pedicure, recepcionista de eventos, porteiro e vigilantes.  A carga horária dos cursos varia de 160 horas a 240 horas.

Ariane Baena, coordenadora de Proteção Social Básica, pontua que são momentos como este que possibilitam a análise sobre os encaminhamentos adotados.  Durante a reunião, os profissionais puderam elencar quais são os cursos com maior demanda e adotar as medidas cabíveis para adequação de horários e de turmas.

A novidade é que para o curso de atendente de lanchonete a idade mínima para a inscrição é de 18 anos. Para recepcionista as inscrições podem ser feitas a partir dos 16 anos.

De acordo com a gerente da unidade Senac Cuiabá, Isabela Maria Sefrin Freire, os  interessados podem realizar dois cursos, simultaneamente, desde que as aulas sejam realizadas em turnos distintos.

Divulgação

A assistente social do CRAS Dom Aquino, Oriana Magalhães, cita que são diversas as estratégias empregadas para a difusão das informações sobre a oferta de cursos. A parceria com os líderes comunitários nas respectivas áreas de abrangência é fundamental para o processo. “Procuramos grupos de mães, difundimos as informações aos grupos de idosos para que avisem a seus filhos e netos sobre a qualificação gratuita”.