Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

26 de Julho de 2012 08h54

Sistema CadÚnico é tema de treinamento para servidores em Cuiabá

26/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


Para garantir a qualidade da prestação de serviços, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano (SMASDH) deu início na quarta-feira (25/07), a um treinamento destinado a 40 profissionais, para operacionalização do sistema do CadÚnico, um instrumento importantíssimo para a formatação de políticas públicas na área social  no país.

A abertura do evento foi realizada pela titular da pasta, Regina Kaizer, que pontuou sobre os investimentos em qualificação de pessoal realizados ao longo do ano que permitem a otimização do desenvolvimento de atividades inerentes à assistência social.

A gerente do programa Bolsa Família e ministrante do processo formativo, Maria Claudete Orso, alertou que a operacionalização do “Aplicativo do Cadastro Único, versão 7.0 para os programas sociais” requer extrema atenção no preenchimento. “Para se ter uma ideia. No caso de uma família de seis pessoas, são preenchidas 30 páginas. São mais de cem perguntas”, contou.

Diante do trabalho minuciosos, ela citou que a Assistência Social promove com constância os treinamentos para os profissionais que estão lotados nos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) , na unidade do Bolsa Família e no Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti).

“Acho essa formação importante. O conhecimento que adquirimos aqui permite que evitemos erros futuros”, comentou Jéssica dos Santos Machados, que desenvolve suas atividades no CRAS do CPA.

Na opinião de Laudicéia de Queiroz Garcia, que atua na sede do Bolsa Família, essa é uma oportunidade para que dúvidas sejam dirimidas. “Quem ganha é o usuário. As pessoas chegam cheias de questionamentos”, disse. Ela ainda contou que o preenchimento minucioso demanda entre 20 e 40  minutos.

O treinamento será realizado até a próxima sexta-feira, dia 27 de julho. No total, 80 profissionais serão capacitados.