Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

02 de Julho de 2012 15h09

Sessenta adolescentes debatem sobre malefícios das drogas durante palestra

02/07/2012

Patrícia Neves/SMASDH - (65) 3645-6810


A ‘Palestra Papo Reto’, ministrada nas dependências do Centro de Referência e Assistência Social (CREAS) Norte, em Cuiabá, contou com a participação de cerca de 60 pessoas.  O delegado Paulo Alberto Araújo, titular da Delegacia Especializada em Adolescentes (DEA), fez uma explanação didática sobre os malefícios do uso de entorpecentes e as consequências às famílias e a sociedade.

“O problema não é só de quem usa entorpecente. É da família, é de todos da sociedade. Os reflexos são pertinentes a qualquer um”, explicou o delegado.

Dentre o público presente ao evento, realizado durante o último fim de semana, estavam jovens em cumprimento de medidas de liberdade assistida e prestação de serviços.

O rapper ‘MC da Paz’, de 23 anos, foi um dos convidados a participar do evento e fez um discurso emocionado sobre como é difícil a vida daqueles que se envolvem em atos ilícitos. ‘Saí de casa com 13, 14 anos e fui morar com amigos, quer dizer, com pessoas que nunca foram minhas amigas. Deus me ajudou a sair desse caminho. Por muito pouco não fiquei no mundo do crime”, contou.  Hoje, MC da Paz trabalha como recepcionista e diz que pretende completar os estudos.

A gerente da unidade, Hélida Costa e Silva, avaliou que a promoção de atividades nesses moldes atua como instrumento de valorização e promoção da cidadania.

Ela pontuou que, hoje, mais de 100 adolescentes, e suas famílias são acompanhadas pela equipe multidisciplinar da unidade. “A valorização da autoestima desses meninos e meninas é de grande importância”.