Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência /

24 de Julho de 2012 17h29

Servidores passam por qualificação para operar sistema do CadÚnico

24/07/2012

Patrícia Neves - (65) 3645-6810


Oitenta servidores da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano de Cuiabá participam, nos dias 24, 25 e 26 de julho, da capacitação “Aplicativo do Cadastro Único, versão 7.0 para os programas sociais”. A capacitação, que terá início às 8h00, é destinada aos servidores que desempenham suas atividades junto aos Centros de Referência e Assistência Social de Cuiabá (CRAS), no Programa de Erradicação ao Trabalho Infantil, na sede do Bolsa Família, e nos Centros  de Referência Especializados (CREAS).
 

A facilitadora do treinamento será a gerente do programa Bolsa Família na capital, Maria Claudete Orso. Os servidores foram divididos em duas turmas (com 40 profissionais cada). O treinamento possui carga horária de 24 horas e será realizado no auditório da Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, instalada na Rua Régis Bitencourt, no bairro do Porto. 

A coordenadora de Políticas Sociais da Assistência Social, Cristiane Almeida, cita que essa capacitação tem como objetivo ampliar a oferta da qualidade do serviço prestado ao usuário e garantir o aperfeiçoamento dos profissionais em decorrências das atualizações no sistema. Cristiane pontua que, atualmente, cerca de 54 mil pessoas integram o CadÚnico.  Podem ser incluídas no Cadastro Único as famílias de baixa renda, que são aquelas com renda familiar mensal per capita de até meio salário mínimo e as que possuam renda familiar mensal de até três salários mínimos. 

“Esse cadastramento permite identificar o grau de vulnerabilidade das famílias e possibilita o direito a benefícios como, por exemplo, tarifa social de energia elétrica, isenção de taxas em concursos públicos, dentre outros”, explicou. 

Temas como o “processo de entrevista e o entrevistador”, “como registrar as informações no formulário do CadÚnico”, “caracterização do domicílio” e “caracterização da família” são assuntos que serão debatidos com as turmas.